
Uma agência imobiliária australiana foi multada em 22.000 dólares (19,7 mil euros) por causa de uma fotografia. Sim, uma imagem “tirada/feita” com um “olho muito bom” e publicada no anúncio de venda de uma casa pode custar à empresa Ray White uma visita ao tribunal por publicidade enganosa e violação dos direitos dos consumidores.
O assunto é complexo porque, apesar de um filtro para tornar as cores mais vivas, a foto da polémica não foi retocada com Photoshop. Apenas tem um enquadramento que esconde em enorme depósito de água que torna mais feia uma casa que é aparentemente idílica.
Na Ray White defende-se que as “imagens em questão não foram tiradas por nenhum dos agentes ou fotógrafos” da empresa, tendo sido facultadas “diretamente pelo proprietário da casa”.

Já a associação de defesa dos consumidores denunciou o anúncio porque considera que a informação proporcionada não se ajusta à realidade, correndo o risco de confundir os potenciais compradores. “Os agentes imobiliários não deveriam puder publicar imagens que possam induzir em erro ou enganar os clientes”, alega.
A fotografia em causa também foi criticada pela Associação Imobiliária da Austrália, que agrega a maioria das mediadoras do país. “O uso de uma grande angular e uma determinada perspetiva oferecem uma visão do imóvel que não é a que alguém encontra quando está à porta da casa”, critica a entidade.

Para poder comentar deves entrar na tua conta