Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendar casa

Últimas notícias sobre "Arrendar casa" publicadas em idealista.pt/news

Rendas das casas mantêm ritmo de crescimento – sobem 1,9% em dezembro

Arrendar uma casa é a escolha de quase um quarto dos portugueses, segundo os dados do Eurostat. Mas viver numa casa arrendada em Portugal está cada vez mais caro. Analisando todo o stock de habitação arrendado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) conclui que as rendas das casas por metro quadrado em dezembro de 2021 foram 1,9% superiores às registadas no último mês de 2020. E note-se que este crescimento manteve um ritmo semelhante nos últimos três meses de 2021.

Notícia sobre:
As casas mais vistas de terca-feira

As casas mais vistas de terca-feira

 
Notícia sobre:
Comprar ou arrendar casa em Portugal

Comprar ou arrendar casa? 77% dos portugueses são proprietários

Escolher onde e como viver não é tarefa fácil. Comprar casa pode ser um processo demorado e quando envolve crédito habitação é preciso reunir muita documentação e ter poupanças para financiar, pelo menos, parte da casa. Trata-se mesmo de um compromisso a lonzo prazo. Já arrendar casa pode ser bem mais simples em termos contratuais e traz mais liberdade à mobilidade. E qual destes cenários preferem os portugueses? Os dados mais recentes do Eurostat não deixam margem para dúvidas: a esmagadora maioria - cerca de 77,3% - disse ser proprietário de uma habitação em 2020, enquanto 22,7% afirmaram estar a arrendar uma casa. E olhando para a última década, 2020 foi mesmo o ano em que houve mais proprietários em território nacional, embora tenha sido, também, profundamente marcado pelo choque da pandemia.

Notícia sobre:

Comprar casa para arrendar: é um bom investimento?

Comprar imóveis para colocar no mercado de arrendamento é uma opção de investimento viável, mas será que em Portugal compensa? Cálculos da Associação Portuguesa de Proprietários (APROP) relativos aos impostos que é preciso pagar na compra  e posse de uma casa e aplicados ao rendimento das rendas revelam que, grande parte, reverte para o Estado.

Notícia sobre:
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preços desceram 4,3% em 2021

Os preços das casas para arrendar em Portugal desceram 4,3% em 2021, considerando os dados de dezembro de 2021 e do mesmo mês do ano passado. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 10,7 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro de 2021, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a descida foi de -0,9%.

Notícia sobre:

Comprar ou arrendar casa em 2022? O que fazer antes de decidir

Comprar casa (ou não) em 2022? Será melhor comprar ou arrendar casa? Como tomar uma decisão e que impacto poderá ter a mesma no orçamento familiar? Terminámos 2021 a lançar esta questão e entramos no novo ano a abordar o mesmo assunto. A verdade é que a compra de casa muitas vezes é uma decisão para a vida, sendo por isso crucial estar bem informado sobre todos os passos a dar antes e durante o processo. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

Notícia sobre:
Arrendar casa por 1 euro em Ollolai

Arrendar casa por 1 euro em Ollolai (também) já é possível

A iniciativa casas por 1 euro entra numa nova fase de desenvolvimento para devolver a população às áreas rurais e reabilitar casas antigas. Na pequena povoação de Ollolai, na Sardenha, as primeiras rendas são oferecidas a um preço simbólico tanto para casas como para estabelecimentos comerciais. Inicialmente, serão disponibilizadas 30 casas e 20 espaços de comércio.

Notícia sobre:

Arrendamento acessível: há 31 novas casas para sortear

Há novas casas no mercado de arrendamento acessível. O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) abriu um novo concurso que vai sortear 31 habitações no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA). Inscrições estão abertas desde quinta-feira (dia 30 de dezembro de 2021).

Notícia sobre:
Casas para arrendar em Portugal

Arrendar casa: a dinâmica de um mercado com falta de oferta

Notícia sobre: