A chinesa Huawei aumentou os envios e vendas de smartphones 25% no primeiro semestre, chegando às 60 milhões unidades vendidas e aproximando-se, desta forma, do objetivo de ultrapassar a Apple a a Samsung no prazo de de cinco anos.
Segundo o Dinheiro Vivo, que cita uma notícia do Financial Times, a maior empresa chinesa de telecomunicações virou o seu negócio para o retalho e para o consumidor particular, que representou, no primeiro semestre, vendas de 11,6 mil milhões de dólares, cerca de um terço do total das receitas do grupo. Há cinco anos este segmento não tinha qualquer peso, mas o foco tem vindo a ser alterado, começando a deixar de lado a aposta em infraestruturas e redes para empresas e aproximando-se do retalho.
O rápido crescimento da Huawei baseia-se numa série de modelos de progressão rápida e de uma combinação de marketing com preços baixos. Não é por isso de admirar que as vendas de smartphones estejam a crescer. A Apple, por seu turno, está a começar a sentir o abrandamento na venda de iPhones, o que começa a preocupar a gigante tecnológica.
De referir que a Huawei já é a terceira empresa que mais vende, não só na China mas também na Europa. Segundo dados da GFK, citados pela empresa chinesa, a quota de mercado da Huawei é de cerca de 20% em Espanha, Itália, Polónia, Finlândia e República Checa, ultrapassando os 15% noutros outros mercados europeus.
O ano passado a empresa aproximou-se da rival Xiaomi como maior vendedora de smartphones na China, com uma subida de 44% nas vendas, para 108 milhões de unidades – foi a primeira empresa chinesa a ultrapassar os 100 milhões de envios.
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