Comentários: 0
kupari_100x100
autorizado

No final dos anos 1960, Mariscal Tito, presidente da Jugoslávia, teve de ideia de construir um luxuoso resort de férias para manter animada a elite militar do país. desta forma, os militares poderiam desfrutar de todas as comodidades junto das suas famílias. O complexo foi construído em Kupari (Croácia), uma povoação costeira perto de Dubrovnik, onde o governo comunista investiu qualquer coisa como mil milhões de euros.  

Funcionou de forma interrupta mais de 20 anos, até ao atribulado verão de 1991. A 25 de junho desse ano, a Croácia foi declarada independente da Jugoslávia, e apenas um mês depois começaram os combates entre as forças sérvias e os “rebeldes” croatas.

Em outubro, a localidade veraneante de Kupari transformou-se num improvisado campo de batalha. Os barcos de guerra do exército jugoslavo bloquearam a baía e não tiveram piedade com os bombardeamentos. A resistência durou apenas 20 dias, mas quando os militares desembarcaram perceberam que o seu antigo resort de luxo tinha sido reduzido a escombros.

O lugar permaneceu sob poder sérvio durante alguns meses, sendo que em maio de 1992 voltou para as mãos croatas, já independentes, mas Kupari nunca mais recuperaria o seu esplendor. Hoje continua em ruínas e sem planos de reabilitação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta