
Chegada a altura de entrar na faculdade é preciso tomar decisões. E a verdade é que pelo meio surgem muitas dúvidas, relativas àquelas que serão consideradas ou não as profissões (de sucesso) do futuro. Se ainda estás a decidir, ou se pelo contrário até estás a pensar mudar o rumo do teu futuro, fica a conhecer quais são as áreas com maior e menor saída profissional. Há boas notícias para os apaixonados por tecnologia, e menos boas para aqueles que não acompanham a evolução dos novos tempos.
“Tudo o que seja em áreas com terreno para desbravar há maior margem para a progressão, porque há posições que vão ser criadas de raiz, há muitas empresas a instalarem-se a Portugal”, disse Ana Castro Dias, Consultora Sénior da Michael Page (uma empresa de recrutamento), ao Dinheiro Vivo.
Depois de te mostrarmos no idealista/news a melhor forma de escrever um currículo capaz de traduzir aquilo que realmente és e vales – a partir de um estudo da Michael Page, que apresentou o que os recrutadores portugueses mais valorizam nos currículos dos candidatos -, chegou a hora de revelar quais são as áreas profissionais em que vale a pena (ou não) investir. O Dinheiro Vivo teve acesso a esses dados que revelamos de seguida.
As áreas com maior saída
Tecnologias
Se queres vingar no futuro, então dá as boas vindas às novas tecnologias. A solução está "sem dúvida nas áreas de IT", ou seja, "tudo aquilo que são projetos relacionados com as novas tecnologias", refere Ana Castro Dias. A consultora refere que estas áreas vivem "num mundo de candidatos em que há muitas oportunidades e não há pessoas suficientes para as tecnologias que são procuradas".
Costumer Service
As profissões relacionadas com o Costumer Service também apresentam bons resultados. Ana Castro Dias revela que “as áreas relacionadas com serviços partilhados têm crescido em Portugal”, no qual são procuradas, sobretudo, pessoas com valências linguísticas e financeiras.
Imobiliário
A área do imobiliário também não escapa e, afinal de contas, "ainda continua na voga" do mercado laboral nacional, assumindo-se como um dos setores onde é mais fácil encontrar emprego.
Comercial e Marketing
As áreas comerciais e de marketing continuam o ritmo de sucesso e são dos setores a gerar mais emprego no país.
As áreas com menor saída
Banca
O pior setor para encontrar emprego é mesmo a banca. Uma área "em que a procura tem decrescido com tanta crise na banca nacional e mundial", refere a consultora sénior. "Temos tido grandes bancos a cair e grandes crises mundiais e, portanto, a banca e as seguradoras têm sido áreas que têm sofrido um bocado no recrutamento", explica Ana Castro Dias.
Seguradoras
Uma área para a qual as notícias não são mesmo boas. As seguradoras "têm sofrido no recrutamento ao longo dos últimos ano”, de acordo com as análises estatísticas da Michael Page, revela a consultora sénior.
Para poder comentar deves entrar na tua conta