Comentários: 0
Sabes quais são as 10 profissões mais promissoras dentro de 15 anos?
autorizado

Para que possas orientar melhor o teu futuro profissional - ou dos teus filhos - apresentamos-te as 10 profissões mais "promissoras" em 2030. A lista é extraída de um estudo, realizado pela Inspired Minds da Canadian Scholarship Trust Plan que identifica 34 profissões, com base em mudanças tenológicas, sociais, económicas e ambientais.

A fundação sem fins lucrativos, fundada em 1960 no Canadá, dedica-se a ajudar a orientar profissionais para o futuro, mostrando uma nova perspetiva de carreira. O Dinheiro Vivo selecionou as 10 mais curiosas, que agora te apresentamos.

1. O Nostálgico

Um nostálgico é um designer de interiores especializado em recriar memórias do passado para reformados. Este profissional deve combinar competências terapêuticas, de design de interiores e de investigação histórica.

2. Tele-cirurgião

Um tele-cirurgião opera os pacientes com auxílio de ferramentas robóticas, substituindo as mãos humanas, e conseguindo tratar pessoas à distância. Terá de ter formação médica e de cirurgia tradicional. Tem ainda de estar confortável com a tecnologia robótica e de conhecer diferentes tipos de sistemas de vídeo.

3. Conselheiro de robôs

Um conselheiro de robôs será um profissional importante para escolher qual o melhor robô que se adequa às necessidades de uma família - ​Os sendo que os robôs vão desempenhar um papel mais importante na prestação de cuidados e serviços a seres humanos, como conduzir ou cozinhar, por exemplo. Este técnico terá de ter competências sociais, de comunicação, de aconselhamento e de vendas

4. Piscicultura de Aquaponia

Um piscicultor de aquaponia (uma combinação de piscicultura com jardinagem, onde as plantas cobrem a superfície da água, enquanto os peixes vivem debaixo delas) será necessário em quase todo o lado, porque esta vai ser fundamental na área da alimentação. Este profissional terá de ser organizado e talentoso e aliar a agricultura com a pecuária para ser capaz de cuidar de animais e plantas.

5. Analista de Transportes Automáticos

Um analista de transportes automáticos será responsável por desenvolver estratégias de forma a melhorar o serviço, certificar-se que o sistema está a funcionar corretamente e de forma eficiente. Terá de ter capacidade para resolver problemas e ser especialista em logística.

6. Instalador de Biofilmes

Um instalador de biofilmes vai ter um papel fundamental na construção de novos edifícios e na adaptação das habitações mais antigas, uma vez que a tecnologia vai permitir que as pessoas processem o lixo em casa, através de biofilmes – substâncias formadas quando várias células vivas se unem para criar uma superfície viva. Terá de ser um trabalhador independente, capaz de arranjar soluções adaptadas às necessidades de cada cliente, agindo sobre o trabalho realizado por bioquímicos e microbiologistas.

7. Engenheiro de Energias Renováveis

Os engenheiros de energias renováveis vão ser muito procurados de forma a manter instalações em funcionamento por longos períodos de tempo e em locais remotos. Terá de combinar as capacidades de eletricista, engenheiro, técnico agrário. Deve ainda ser capaz de trabalhar ao ar livre e ter autonomia.

8. Agricultor Urbano

Um agricultor urbano terá de equilibrar as necessidades de diferentes culturas num único espaço. Para isso, terá de ter conhecimento de energia solar, sistemas de rega e jardinagem.

9. Especialista em Simplicidade

Estes profissionais terão de saber como as pessoas trabalham para descobrir novos e criativos métodos de trabalho e vão responder às principais questões das empresas. Uma boa base para este trabalho seria uma licenciatura em ciências sociais ou gestão, dado que este especialista tem de avaliar as melhores condições para obter sucesso.

10. Guia de Aventuras no Ártico

Um guia de aventuras no Ártico - sendo que o negócio de explorações no está em crescimento naquele ponto do globo -  terá de proporcionar uma experiência ao ar livre emocionante em locais remotos, garantindo, ao mesmo tempo, a segurança dos turistas. Para isso, terá de ter conhecimentos em primeiros socorros e em diversas áreas relacionadas com o ar livre são importantes para este trabalho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade