
Comprar ou arrendar, eis a questão? A resposta a esta pergunta vai ao encontro de uma realidade existente a nível nacional, a de que os portugueses preferem ser proprietários em vez de arrendatários – 75,2% tinham, em 2016, casa própria, segundo dados do Eurostat. Rendas elevadas e perspetiva de investimento fazem preferir comprar.
De acordo com o Jornal de Negócios, que se apoia nos resultados de uma sondagem da Aximage, 54,7% dos inquiridos – foram realizadas 600 entrevistas por telefone – recomendam comprar casa enquanto 42,1% sugerem o arrendamento.
A justificação pela aquisição deve-se sobretudo ao facto de, no final de contas, a casa ser um bem próprio: 23,7% dos 54,7% de inquiridos que optou pela opção de compra deram como justificação “comprando, paga-se, mas no fim a casa é nossa”. A segunda razão mais apontada por quem optou por ter casa própria é o facto das rendas serem muito elevadas.
No que diz respeito aos inquiridos que optariam pelo mercado de arrendamento, 8,6% – num universo de 42,1% – dão como argumento o facto de ser dono de uma casa ter muitos custos.
Outra conclusão interessante da sondagem é que a maioria dos participantes (58,1%) preferia, se fossem proprietários do imóvel, arrendá-lo. Por outro lado, apenas 35% dos inquiridos optaria por vender a casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta