A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai reabilitar a antiga fábrica dos gelados, em Monsanto – onde se fizeram os gelados da Rajá e, mais tarde, da Nestlé –, e transformá-la numa nova unidade residencial com centro de dia e de atividade física para seniores. Em causa está um investimento de cerca de quatro milhões de euros.
Localizada em pleno Parque Florestal de Monsanto, a antiga fábrica foi doada pela Nestlé no final de 2014 para que fosse transformada numa valência que servisse o “bem comum”, disse Helena Lucas, diretora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património da SCML.
Citada pelo Público, a responsável adiantou que a reabilitação da fábrica já arrancou. A rede da Santa Casa contará, no final da obra, com mais 62 camas, distribuídas por 28 quartos (22 duplos e seis individuais), e oito apartamentos de tipologia T0 e T1.
Além das residências, nos terrenos da antiga fábrica será também construído um “centro de bem-estar”, que terá uma piscina e um ginásio, para promover a prática de atividade física. O espaço poderá depois ser usufruído tanto por quem está alojado nas residências, como por utentes de outros equipamentos da SCML, escreve a publicação.
O novo edifício deverá estar concluído no final de 2019, se forem cumprirem todos os prazos da empreitada, e receberá os primeiros utentes no ano seguinte. Em causa está um investimento de cerca de quatro milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta