A regulamentação excessiva e a incerteza política estão no topo das listas de preocupações dos CEO para 2019. Segundo um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC), 35% dos líderes mundiais estão “extremamente preocupados” com estes fatores, que considerem ser ameaças ao crescimento económico.
Segundo o Statista, segue-se na lista a disponibilidade de habilidades-chave (34%). No top 10 encontram-se ainda ameaças como o populismo, o protecionismo e a cibercriminalidade.
Portugal mantém nível de corrupção, afetando crescimento económico e social
Portugal desceu um lugar para a 29.ª posição do 'ranking' internacional de 2016 sobre os níveis de corrupção no setor público elaborado pela "Transparency International" (TI), ao obter uma pontuação de 62 pontos em 100 possíveis. A direção nacional do organismo considera que "uma variação de um ponto não é estatisticamente significativa", frisando que este resultado revela que "Portugal está estagnado no combate à corrupção".
Filhos de Pinto Balsemão fazem partilhas de participação na Impresa
Dez dias depois da morte de Francisco Pinto Balsemão, os seus cinco filhos decidiram dividir em partes iguais os 50,3% do capital da Impresa, dona da SIC e do Expresso. A informação foi enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelando ainda uma união entre herdeiros através de um acordo parassocial, o qual prevê a coordenação em “matérias estratégicas”.
Japão precisa de mão de obra estrangeira mas imigrantes são minoria
Na cidade japonesa de Toyota, a imigração tem sido essencial para sustentar a economia local, sobretudo no setor automóvel e nos cuidados a idosos. Trabalhadores estrangeiros garantem a produção e serviços que o mercado interno não consegue suprir devido ao envelhecimento populacional. Muitos destes trabalhadores alcançam estabilidade económica, mas continuam a enfrentar desafios sociais e discriminação cultural.
Marcelo marca eleições presidenciais para 18 de janeiro: eis os candidatos
Marcelo Rebelo de Sousa marcou oficialmente para domingo, 18 de janeiro de 2026, a realização das eleições presidenciais. A decisão foi publicada no Diário da República e confirmada no site oficial da Presidência da República. O Presidente da República já tinha dito vários vezes que estava inclinado a marcar as eleições presidenciais para esta data.
Economia portuguesa ganha ritmo e sobe 2,4% em termos homólogos
A economia portuguesa manteve o ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2025, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 2,4% em volume face ao mesmo período do ano anterior, após uma variação de 1,8% no trimestre precedente. Este desempenho reflete uma melhoria das exportações de bens e serviços e uma ligeira desaceleração das importações, o que atenuou o contributo negativo da procura externa líquida.
BCE volta a manter juros inalterados – novas reduções só em 2026
A cautela é palavra de ordem num contexto macroeconómico ainda desafiante. A inflação na zona euro parece estar controlada em torno de 2%. Mas o clima geopolítico ainda está pesado, o crescimento económico europeu está quase estagnado, afetado pelo choque das tarifas de Trump e incerteza política em França. Todos estes fatores levaram o Banco Central Europeu (BCE) a manter as suas taxas de juro diretoras inalteradas esta quinta-feira, dia 30 de outubro, pela terceira vez consecutiva. N
AIMA promete resolver pendências dos vistos ‘gold’ até 2026
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai resolver as pendências relacionadas com os vistos 'gold' no próximo ano, o que justifica que tenha 85 milhões de euros de receitas próprias, disse esta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, o ministro da Presidência.
Para poder comentar deves entrar na tua conta