Comentários: 0
Brexit faz baixar os preços das casas nos bairros mais caros de Londres
Ruas de Kensington & Chelsea Wikimedia Commons

O mercado imobiliário de Londres está a começar a sentir os efeitos do Brexit. A incerteza política alarmou os investidores, que agora pensam duas vezes antes de entrar num mercado onde o futuro é incerto e onde a instabilidade fala mais alto. Para outros, pelo contrário, as oportunidades ainda podem estar por chegar – há quem esteja à espera que os preços desçam (ainda) mais.

Se a queda do mercado for agravada pela queda da libra, que desde maio de 2016 perde perto de 20% em relação ao dólar e ao euro, as oportunidades podem revelar-se interessantes. Mas não é só a instabilidade política que está a assustar os investidores. Os novos impostos também são uma fonte de preocupação, uma vez que encareceram os custos das operações. 

A imobiliária Your Move, citada pelo Expansión, estima que as casas mais caras de Kensington & Chelsea e Westminster, dois dos bairros mais caros da cidade, baixaram os preços 500 mil libras (600 mil euros), em média, no ano passado.

Preços caem 9% nos 10 bairros mais caros

Nos 10 bairros mais caros da capital britânica, os preços caíram pelo menos 9% no último ano, ainda que tenha afetado sobretudo os imóveis mais caros. No resto do país, os preços mantêm-se praticamente estáveis. Em Inglaterra e no País de Gales aumentaram 0,6% em relação ao ano passado, mas se se tiver em conta a inflação (cerca de 2%) os preços estão a cair.

Os analistas antecipam, ainda assim, um ano cinzento para o setor em Londres e no resto do país, embora apontem para uma leve recuperação em 2020. Na semana passada, um estudo da Royal Institution of Chartered Surveryors assegurava que os preços dos imóveis estavam a a cair ao ritmo mais rápido dos últimos seis anos e que a previsão de vendas foi a mais fraca em duas décadas.

A falta de clareza quanto à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) não está a ajudar o mercado, segundo os especialistas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta