O renovado espaço vai abrir ao público dentro de seis meses com auditório e várias salas multiusos.
Comentários: 0
Antiga creche do Jardim da Estrela vai ser transformada numa Biblioteca do Ambiente
Câmara Municipal de Lisboa (CML)

A antiga creche do Jardim da Estrela vai ser alvo de obras de requalificação para se tornar numa Biblioteca do Ambiente, um espaço lúdico de uso público, com auditório e várias salas multiusos. A empreitada deverá arrancar este mês, segundo anunciou a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A intervenção de conservação e restauro deste edifício icónico, em estilo chalet, projetado em 1882 pelo arquiteto José Luiz Monteiro, prevê a desmontagem de toda a estrutura de madeira, com o reaproveitamento das peças saudáveis, e a reformulação integral das fundações.

Este chalé, destinado a jardim de infância, foi concebido para desenvolver o modelo de educação infantil de Froebel, o "Kindergarten", segundo se lê na página de monumentos da Direção Geral do Património Cultural.

"A localização do edifício, a sua arquitetura e organização espacial respeitam este programa, obediente ao princípio do contacto com a natureza, à exigência de terrenos envolventes para recreio, exercícios físicos e trabalho educativo (entre eles a jardinagem), e à incorporação de preceitos de higiene escolar, sobretudo traduzidos na utilização de amplos vãos, em painéis móveis, que garantam iluminação natural e ventilação, de grelhas que permitam o arejamento permanente do edifício e ainda a separação das instalações sanitárias do edifício principal", lê-se na descrição do edifício.

"Do ponto de vista pedagógico, a planta consagra igualmente a organização escolar do jardim de infância de Froebel: 4 salas destinadas às 4 classes que agrupavam as crianças por níveis etários, uma sala para jogos, além de sanitários, gabinetes e refeitório", acrescenta ainda. 

O Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela, foi construído no séc. XIX (1842), por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar. Trata-se de “um jardim naturalista de conceção romântica, inspirado nas linhas do “parque à inglesa”, cercado por um gradeamento”, tal como explica a autarquia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta