
As iniciativas de pequenos municípios italianos que vendem casas por 1 euro não param. Desta vez, o idealista/news entrevistou Michele Ungaro, autarca de Laurenzana, mais uma localidade que optou por oferecer uma parte dos bens imobiliários do centro histórico a um preço simbólico.
Como no caso de Oyace e Pietramelara, os destinos de uso dos imóveis não preveem nenhum tipo de limitação. Com efeito, a administração de Laurenzana (uma pequena localidade de 1.700 habitantes na província de Potenza) está pronta para facilitar e ajudar os compradores que desejem iniciar um negócio na zona.
“Quem compra pode fazer o que quiser com as casas, aceitamos qualquer proposta, aliás se forem realizadas atividades económicas melhor ainda e podemos ajudar quem pretende fazer negócio a escolher o imóvel que melhor se adapta ao seu projeto, desde que o façam já nas fases iniciais da manifestação de interesse”, explica Michele Ungaro.
O projeto de casas por 1 euro em Laurenzana começou e desenvolveu-se para reabilitar o centro histórico, "não tanto do ponto de vista estético”, segundo o autarca, mas mais para “garantir a saúde pública com a segurança das casas, muitas vezes abandonadas". Assim, depois de muitos exemplos espalhados por toda a Itália, este município decidiu também lançar a sua iniciativa.
Atualmente, a atividade do município (que não exige caução a quem compra) está a centrar-se no mapeamento dos imóveis a vender pelo valor simbólico de um euro. “Estamos a consciencializar e informar os proprietários que não adquiriremos os imóveis, caso contrário íamos prejudicar-nos do ponto de vista económico. Em causa estão propriedades privadas e o município apenas atuará como intermediário” , explica ainda o governante.
Os que comprarem serão acompanhados em todas as fases pelos órgãos municipais e deverão assumir a obrigação de renovar o imóvel que adquiriram por 1 euro. As etapas são as seguintes: até 3 meses a partir da compra é necessário apresentar o projeto à secretaria técnica municipal e, a partir do momento da aprovação, o comprador tem 3 anos para iniciar a obra.
Para poder comentar deves entrar na tua conta