Mesa de cozinha ou balcão? Quais os móveis mais adequados para cada opção? Eis algumas dicas que podem dar uma ajuda.
Comentários: 0
Decorar a cozinha de forma prática e simples
AMC/Cancio

Na hora de desenhar um projeto de cozinha existem certas qualidades que devem ser levadas em consideração desde o início para não serem cometidos erros, por exemplo, com os móveis – um elemento fundamental nesta parte importante da casa. A Kitchen Furniture Association (AMC) deixa algumas dicas sobre como decorar a cozinha para conseguir um espaço confortável, ergonómico, prático, e bonito, claro.

Mesas de cozinha, é assim que se cria um espaço multifuncional

As mesas são o elemento em torno do qual gira a vida na cozinha. Sentamo-nos à sua volta para desfrutar do nosso tempo livre, um tempo em família ou um jantar com amigos. Além disso, são superfícies extras, não só para comer ou cozinhar, mas também para teletrabalhar ou estudar. Em suma, são elas os protagonistas das cozinhas e por isso é importante contar com a mesa que mais se adeque ao estilo e disposição da divisão.

Dicas para decorar a cozinha de forma prática e simples
Photo by NeONBRAND on Unsplash

A primeira coisa a ter em conta na hora de instalar uma mesa na cozinha é o espaço que temos e a forma como está distribuída a divisão, pensando também na abertura das portas de passagem, do resto dos móveis e dos eletrodomésticos para que não representem um problema, colidam com as cadeiras ou mesa, etc.

Se o espaço for limitado, podemos sempre optar por uma mesa de parede dobrável. Estas mesas permitem que sejam abertas quando usadas e permaneçam dobradas sem ocupar quase nenhum espaço quando não são necessárias. Outra opção perfeita para cozinhas pequenas são as mesas dobráveis ​​ou removíveis, que permitem aumentar a sua extensão e ganhar espaço extra em horários específicos.

Dicas para decorar a cozinha de forma prática e simples
Photo by Jorge De Jorge on Unsplash

Embora as mesas de cozinha devam ser sempre firmes e resistentes, o seu material e altura vão depender do uso que vamos dar-lhes. São inúmeras as possibilidades e combinações de materiais que se adaptam às necessidades e ao estilo de cada casa.

Uma das combinações de materiais mais utilizadas é o metal, madeira e vidro temperado. A estrutura metálica proporciona segurança, enquanto o tampo em madeira proporciona calor. O vidro torna a mesa higiénica e resistente a manchas e arranhões. As superfícies de porcelana de origem 100% natural destacam-se pela durabilidade e as superfícies de ardósia pela originalidade e pelo toque divertido que proporcionam, podendo inclusive escrever e desenhar sobre elas.

A praticidade das mesas vai além de servir de superfície para cozinhar, comer ou de escritório, uma vez que muitas possuem gavetas para talheres e acessórios, pelo que também são móveis de arrumação, ajudando a manter a ordem na cozinha.

Balcões de cozinha, a melhor opção para quem não tem espaço suficiente

Já os balcões de cozinha são a melhor opção para quem não dispõe de espaço suficiente para instalar uma mesa ou ilha na cozinha e pretende ganhar uma superfície extra. Eles trazem um toque fresco e moderno às cozinhas devido ao seu estilo jovem e despreocupado.

Dicas para decorar a cozinha de forma prática e simples
Photo by R ARCHITECTURE on Unsplash

As barras fixas fixadas à parede, em continuidade com um móvel ou rentes à bancada, estão disponíveis nas mais variadas opções estéticas, materiais e tipos de pés. Acrescentam uma sensação de amplitude, gerando continuidade com a bancada.

Conforto acima de tudo: cadeiras, poltronas e bancos de cozinha

Para desfrutar ao máximo da mesa ou balcão, é necessário acompanhá-las com as cadeiras, poltronas ou bancos. “As cadeiras ou banquinhos não são complementos das mesas e bancadas. São peças essenciais para comer ou trabalhar à vontade e desfrutar 100% do tempo de qualidade que passamos na cozinha. Além disso, cumprem uma importante função decorativa ”, referem desde a AMC.

Da associação que eles recomendam:

  • Para que as cadeiras sejam confortáveis ​​e ergonómicas e se adaptem à mesa, devemos levar em consideração a sua altura: uma cadeira ou poltrona deve ter uma altura entre 45 e 50 cm da superfície do assento ao chão, bem como uma distância entre 25 e 30 cm entre o assento e a mesa.
  • No caso de bancos, a altura apropriada é de 65 cm para bancadas localizadas a uma altura de cerca de 90 cm. Para barras de 105 cm de altura, existem bancos de 75 cm.

Dicas para decorar a cozinha de forma prática e simples
Photo by Roam In Color on Unsplash

Existe uma gama infinita de designs funcionais que se combinam com diferentes estilos, do mais clássico ao mais vanguardista. As poltronas, cadeiras e bancos estão disponíveis em todas as cores, materiais e nos designs mais originais, o que os torna elementos distintivos que reforçam a personalidade da cozinha.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta