
No Dia Mundial da Poupança – celebrou-se este domingo, dia 31 de outubro –, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dirigiu um pedido aos portugueses. Através da página da Presidência, o Chefe de Estado apelou à poupança de todos os cidadãos, nomeadamente para se estar mais preparado para fazer frente a situações inesperadas ou dificuldades que possam surgir no futuro.
“A pandemia que vivemos no último ano e meio demonstrou a importância da poupança, seja para o país, seja para cada família ou cidadão”, começou por escrever o Presidente. Marcelo reconhece que para “muitos concidadãos não seja fácil poupar”, mas faz um apelo “à promoção da poupança nacional” que considera ser importante “para o financiamento do investimento público e privado”.
“A capacidade de poupança do país é também um garante de autonomia e de liberdade nas escolhas individuais e coletivas. A poupança permite aos cidadãos enfrentar períodos de maiores dificuldades e fazer face a situações inesperadas”, lê-se na nota publicada na página da Presidência da República.
O Chefe de Estado defende ainda que a “valorização da poupança é particularmente relevante nas gerações mais novas, através da promoção da literacia financeira, algo no qual a escola tem tido um papel cada vez mais importante”.
Recorde-se que a taxa de poupança das famílias aumentou para 14,2% do rendimento disponível no primeiro trimestre de 2021, período de confinamento devido à Covid-19, atingindo o valor mais alto das séries das contas nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para poder comentar deves entrar na tua conta