O Kamikatsu Zero Waste Center incorpora o princípio do ‘zero waste’ (desperdício zero, em português), com uma instalação ecológica que agrega funções de educação, investigação e comunicação numa estação de tratamento de resíduos. É mais que um centro de lixo e representa uma comunidade onde a taxa de reciclagem ultrapassa os 80%.
Está localizado no município de Kamikatsu, que contratou o estúdio Hiroshi Nakamura & NAP, com sede em Tóquio, para projetar uma instalação ecológica que reunisse os valores da comunidade como pioneira no processamento de resíduos. O resultado foi uma incrível construção sustentável feita de materiais residuais que cumpre perfeitamente a sua missão.
O Kamikatsu Zero Waste Center possui uma estrutura em forma de ferradura. A forma, vista de cima, é a de um ponto de interrogação. Com ele, como se estivesse a lançar uma questão ao mundo, pretende-se chamar a atenção para o consumo excessivo e a necessidade de reduzir o desperdício e melhorar a sua gestão.
O edifício cria um espaço de passagem que fornece fácil acesso a uma área abrigada sob um telhado coberto de metal. Uma loja de reaproveitamento e um escritório estão localizados no centro em frente à entrada, com a área de separação usada por moradores e trabalhadores do local.
Como um tributo à sua história e para tentar valorizar a indústria madeireira local, tão importante noutros tempos, a madeira marca presença contínua em todo o edifício. Além disso, o estúdio de Nakamura trabalhou com o escritório de Design Estrutural de Yamada Noriaki para projetar uma estrutura usando toras de cedro cru que reduzem o desperdício associado à madeira.
Outros materiais usados foram vidro e cerâmica reciclados para criar pisos de tijoleira. Materiais doados pelas empresas, como tijolos, ladrilhos, pisos de madeira e tecidos, foram reaproveitados dentro do edifício. Outros itens são provenientes de edifícios locais, incluindo casas desertas, um antigo prédio do governo e uma escola secundária fechada.
O centro de reciclagem é um ponto fulcral para as atividades de reciclagem e permite que os envolvidos partilhem as suas ideias e valores com os visitantes por meio da inclusão de uma sala comunitária, uma loja de reaproveitamento, um espaço de atividades e um hotel. O envolvimento da comunidade no desenvolvimento da instalação ajuda a promover um sentimento de orgulho no projeto e uma conexão mais forte com a filosofia da localidade de reciclar, reutilizar e reduzir o desperdício.
Uma solução para dois problemas enfrentados pela comunidade local
Kamikatsu é um pequeno enclave localizado numa região montanhosa a montante do rio Katsuura, cercado por paisagens espetaculares, incluindo os campos de arroz Kashihara e o Monte Yamainudake. Com cerca de 1.500 habitantes, um dos seus principais problemas é o despovoamento e o envelhecimento que isso acarreta. Outro problema está relacionado com a gestão de resíduos, por causa de um incinerador disponível que teve que parar de ser usado devido aos níveis inseguros de emissão de dioxinas.
Para mapear uma solução para ambos os problemas, Kamikatsu tornou-se o primeiro município no Japão em 2003 a emitir uma declaração de Lixo Zero. Na prática, isso significa que todos os resíduos produzidos pelos seus habitantes são reciclados ou reutilizados, em vez de enviados para aterros ou incinerados. A comunidade desenvolveu gradativamente um sistema que classifica os resíduos em 45 categorias, com uma taxa de reciclagem superior a 80%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta