O estúdio de arquitetura ZITA, sigla para Zona Industrial Taller de Arquitectura, é um atelier não convencional com sede em Bogotá (Colômbia). A sua forma de trabalhar assenta num esquema de colaboração multidisciplinar através do qual são realizadas atividades de investigação, conceituação, design e desenvolvimento. Tudo voltado para o objetivo de resolver desafios derivados da criação do espaço. “Temos interesse em trabalhar em locais e projetos atípicos onde a definição do papel do arquiteto faça parte do próprio projeto”, explicam no seu site.
Esta é a filosofia com a qual desenvolveram este projeto que recebeu o nome de 'Casa en el Páramo Andino', uma casa pré-fabricada localizada numa área montanhosa não muito acessível que fica 3.250 metros acima do nível do mar. Para a sua construção, inteiramente à mão, utilizou-se madeira enegrecida e elementos estruturais pré-fabricados para criar uma casa no planalto colombiano. A área apresenta uma "paisagem de nuvens" que altera a profundidade da vista e constantemente esconde e revela os picos das montanhas circundantes.
O projeto pretende demonstrar como criar uma casa ambientalmente sensível dentro da estrutura de um ecossistema tão frágil como o do local onde está localizada. Para tal, a casa foi construída inteiramente à mão com elementos pré-fabricados, evitando assim a necessidade de maquinaria pesada e reduzindo o desperdício e o tempo de construção.
As paredes externas do edifício de 150 metros quadrados (m2) são revestidas de cipreste, que foi carbonizado para ajudar a aumentar a resistência à humidade e as infestações de insetos. A casa foi erguida do solo com estacas de betão, o que ajuda a minimizar perturbações na vegetação e nos fluxos de água.
A casa foi dividida em duas partes para reduzir a sua escala e proporcionar múltiplas vistas da paisagem. Num dos lados encontra-se o quarto principal e a casa de banho, juntamente com todas as zonas sociais. O outro lado contém alguns quartos e casas de banho. As paredes e tetos são forrados com compensado, o que ajuda a reter o calor.
A casa tem uma série de estratégias passivas que ajudam a garantir o conforto térmico, uma consideração importante, visto que as temperaturas do local podem variar de 3 a 14 graus celsius.
Para poder comentar deves entrar na tua conta