
São inúmeros os recantos de Portugal que continuam a ser locais secretos pouco conhecidos pelos amantes de viagens. Nem mesmo um mês seria suficiente para conhecer tudo aquilo que o nosso território tem para oferecer. Junto às cidades mais agitadas do nosso país encontram-se aldeias e vilas praticamente paradas no tempo. De lendas e pontes a casas místicas, reunimos alguns dos sítios mais bonitos e desconhecidos que deves visitar em Portugal.
Sobral de S. Miguel
O Sobral de São Miguel na Covilhã é um dos recantos escondidos de Portugal, com menos de 300 habitantes. Trata-se de uma aldeia romana denominada “coração do xisto”, por ser um dos locais indicados para contemplar o maior número de edifícios em xisto de Portugal. Além destas construções, não percas a oportunidade de saborear sardinha, bacalhau, chouriços, pão caseiro feito em forno de lenha ou a ginja local.

Foz D’Égua
Não estamos no mundo mágico de Nárnia nem d'O Senhor dos Anéis e qualquer semelhança com a ficção é pura coincidência. A Foz D’Égua no concelho de Arganil é um dos lugares remotos de Portugal, pouco tocado pela mão do Homem.

Contam-se muitas casas de xisto, moinhos abandonados, um espelho de água e uma das praias fluviais paradisíacas de Portugal, que conecta a ribeira de Chãs com a ribeira de Piódão. As pontes e a inclinação das montanhas são impressionantes, assim como o Altar de Pedra, onde Nossa Senhora contempla a Serra de Açor.
Aldeia das Dez
Em Oliveira do Hospital encontramos um dos mais belos lugares remotos de Portugal: a Aldeia das Dez. A Fonte do Soito Meirinho abre as portas para a aldeia, mas é a Fonte do Povo que vai encantar os amantes de literatura pelos tocantes poemas de Vasco Campos.

Delicia-te com as cavacas da Dona Fátima Santos enquanto fazes uma caminhada pela calçada romana ou visitas um dos seus miradouros.
Curral das Freiras
No coração da Ilha da Madeira encontramos uma pequena freguesia do município de Câmara de Lobos escondida num vale. Falamos do Curral das Freiras, local secreto onde um conjunto de religiosas se refugiaram em 1566 para fugir de piratas e onde puderam guardar os tesouros do seu convento.

Do tesouro pouco se sabe, mas o Curral das Freiras oferece uma das maiores festas da ilha, a Festa da Castanha, assim como vistas excecionais sobre as montanhas que parecem desenhadas por alguma divindade.
Gimonde
Trás-os-Montes é uma das regiões privilegiadas para encontrar lugares remotos de Portugal. Podes aproveitar feriados e pontes do ano para descobrir os segredos da Aldeia de Gimonde na terra fria.

Podes parar junto da Ponte de Gimonde, que atravessa o rio Malara e partir à descoberta das suas casas e dos seus sabores, como o tão rural pão de Gimonde, cujo aroma que perfuma as ruas. Podes ainda conhecer outras aldeias remotas de Portugal que estão perto de Gimonde, como Varge, Rio de Onor ou Guadramil e Gondesende.
Fajã da Caldeira de Santo Cristo
Outro dos sítios paradisíacos de Portugal que ninguém conhece encontra-se na ilha de São Jorge nos Açores. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo oferece vistas impactantes sobre a encosta da ilha e conta com uma lagoa rica em amêijoas e onde poderás ir a banhos ou praticar surf e bodyboard.

O nome tem uma conotação religiosa, pois ali é feita uma peregrinação pelos devotos do Santo Cristo durante o mês de setembro, a fim de agradecerem graças e milagres. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo é também um património internacional protegido onde se encontra o habitat de várias aves aquáticas.
Ponte da Misarela
Voltamos aos lugares remotos de Portugal Continental para dar-te a conhecer a Ponte de Misarela. É um sítio único, rodeado de escarpas e de uma cascata, onde uma lenda assumiu um papel importante quase surreal.

Há quem diga que o diabo ajudou um ladrão a fugir, criando ali uma ponte para transpor o rio. Tornou-se um local de culto, onde os locais procuram obter respostas aos problemas. Um dos trilhos mais interessantes da Ponte da Misarela, liga Cávado a Rabagão, e conta com 12 quilómetros de natureza em estado puro.
Casa do Penedo
Não é a casa de nenhuma personagem dos Flintstones, mas é talvez a casa mais estranha do mundo. Inaugurada a 13 de outubro de 1974, a Casa do Penedo está situada nas remontas Serras de Fafe e foi edificada entre quatro grandes rochas servem a estrutura. O interior da Casa do Penedo é também ele único, com provavelmente o sofá mais pesado do mundo com 350 quilos.

Se gostas de apreciar lugares remotos verdejantes no nosso país, vais adorar percorrer o Trilho do Vento no Parque Eólico das Terras Altas de Fafe.
Ponta da Ferraria
A fajã lávica da Ponta da Ferraria está situada nos Ginetes, na ilha de São Miguel nos Açores. Conta com piscinas naturais de água quente, onde temperaturas rondam os 30°C. Tudo acontece graças à nascente termal que toca o mar e que tem servido de remédio santo no tratamento de dores musculares, reumatismo e nevrites.

Além das águas terapêuticas, podes contemplar um pôr do sol radiante no local ou aproveitar para visitar o Miradouro da Ponta da Ferraria onde irás usufruir de uma vista panorâmica sobre a fajã.
Porto das Salemas
O último sítio que recomendamos de lugares remotos e paradisíacos de Portugal é o Porto das Salemas, na ilha do Porto Santo. O trilho para lá chegar é íngreme e deverás visitá-lo apenas quando as condições climatéricas forem favoráveis.

Uma vez que todos visitam a ilha apenas para conhecer as praias de areia com propriedades terapêuticas, o Porto das Salemas é uma alternativa praticamente desconhecida no norte da ilha dourada, que te fará desfrutar de uma vista incrível sobre o Oceano Atlântico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta