Abutres, touros, cisnes. Ou baleias, lobos e rinocerontes. Estes e outros animais fazem parte do vasto vocabulário utilizado nos mercados financeiros. Trata-se de metáforas do mundo animal que explicam determinados fenómenos económicos, financeiros, políticos ou geopolíticos.
A propósito deste tema, o jornal Expresso elaborou um dicionário com as diferentes metáforas do reino animal ou mitológico usadas nos mercados. Afinal, qual o significado de cada animal na economia? Deixamos-te alguns exemplos.
Abutre
Metáfora para os “fundos abutre” – fundos de investimento especializados em comprar ações ou títulos de dívida de uma empresa ou Estado em risco de falência.
Baleia
Expressão utilizada para economias que, além da grande dimensão populacional e extensão geográfica, registam taxas de crescimento muito elevadas. A China é um dos exemplos.
Cisne negro
Eventos extremamente raros, que provocam um impacto sistémico na economia mundial ou na geopolítica, tal como escreve o Expresso. Podem ser negativos ou positivos. Exemplos: Brexit no Reino Unido; eleição de Donald Trump; dissolução da União Soviética; 11 de setembro em Nova Iorque.
Lobo
Diz respeito a fraudes financeiras e manipulação do mercado de ações. Há até um filme bem famoso a propósito: “O Lobo de Wall Street”, protagonizado por Leonardo Di Caprio.
Elefante
Neste caso, associa-se à expressão “o elefante na sala”, ou seja, quando algo está bem à vista de todos (como um tema importante) e está a ser ignorado. As alterações climáticas são um bom exemplo.
Falcão
Segundo o jornal Expresso, “designa os atores mais agressivos que defendem a opção da violência em relação à diplomacia”. Também usado pelos bancos centrais para se referirem aos opositores às políticas de estímulos.
Pomba
Ao contrário do Falcão, o termo Pomba é usado pelos bancos centrais para referir os defensores de uma política monetária interventiva, assente em estímulos.
Rinoceronte cinzento
Eventos previsíveis que são perigos óbvios, e tendem a ser subestimados. A guerra na Ucrânia e a pandemia da Covid-19 são bons exemplos.
Touro
Associado à expressão “mercado do touro” ou ‘bull market’, em inglês, e é usado para representar os momentos de alta na bolsa. Há uma estátua famosa que ilustra este termo, o o “Touro de Wall Street” - uma escultura de bronze situada em Bowling Green, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova Iorque, nos EUA. A obra foi idealizada por Arturo di Modica e instalada em dezembro de 1989
Para poder comentar deves entrar na tua conta