Como criar uma maior sensação de amplitude em poucos metros quadrados.
Comentários: 0
viver num apartamento pequeno
Pexels

Ter espaço suficiente em casa é uma prioridade. Mas quando os metros quadrados (m2) não chegam, podemos sempre aumentar a sensação de amplitude com alguns truques. A Houzz, plataforma de design e renovação de casas, apresenta 5 ideias-chave para casas pequenas e truques para ganhar espaço sem ter que partir paredes.

1. Colocar móveis nas paredes

A primeira ideia-chave para maximizar o espaço é concentrar os móveis na parede, aproveitando toda a altura que ela oferece. Recomenda-se seguir este conselho especialmente em divisões pequenas, onde se deseja expandir visualmente o espaço, mas é impossível modificar o layout da divisão ou fazer grandes mudanças estruturais.

salas de estar pequenas
Pexels

2. Apostar em cores claras

Juntamente com a distribuição, a escolha dos acabamentos contribui muito para a configuração do espaço. O branco vai fazer um quarto parecer maior. Quando aplicamos essa cor nas superfícies de uma sala, as linhas entre os diferentes planos desfocam, ampliando o volume, enquanto as cores escuras absorvem a luz e reduzem visualmente um espaço.

decorar com tons neutros
Unsplash

Uma alternativa para quem não é fã do 'all white' é combinar um tom neutro com outros materiais de cores mais escuras e acabamentos naturais, como grafite escuro ou madeira. A mistura de dois tons deixa o ambiente mais interessante e cria volumes no espaço.

3. Aproveitar a luz natural

Manter as persianas levantadas, as cortinas fechadas e, quando possível, as janelas abertas, permitirá que toda a luz penetre até nas divisões mais estreitas. Isso melhora a luz, torna a sala mais conectada com o exterior e reduz a sensação de estar num espaço fechado. Esta solução também pode ser aplicada no teto, através da instalação de clarabóias.

aproveitar a luz natural
Pexels

Se não tens luz natural, apostar numa boa iluminação artificial ajuda a ganhar uma sensação de amplitude. Dependendo das características do espaço, deves escolher a posição estratégica dos focos com a ajuda de um profissional, para criar jogos de luz e sombra que dão sensação de amplitude e aconchego. A iluminação regulável e a combinação de holofotes principais com lâmpadas de teto costumam ser apostas seguras.

4. Usar espelhos

Os espelhos não são apenas um bom recurso decorativo, também refletem a luz e produzem um efeito ótico que multiplica o espaço e nos faz perceber a sala muito maior do que realmente é.

como usar espelhos na decoração
Pexels

Além disso, os profissionais recomendam não apenas colocar espelhos nas paredes, mas também em armários e portas. Mas, sem dúvida, o melhor lugar para colocar esse acessório é em frente a uma janela, para que ele projete melhor a luz natural no interior.

5. Manter o espaço limpo e organizado

Através de soluções de arrumação eficientes como gavetas debaixo da cama, roupeiros embutidos, cómodas, móveis com cavidades no interior, é possível manter a casa organizada.

arrumação
Unsplash
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta