Algumas dicas para aproveitar ao máximo o espaço e as fontes de luz em casa.
Comentários: 0
iluminação em casa
idealista/news

Independentemente do tamanho da nossa casa, um dos fatores mais importantes para um espaço agradável é a iluminação a entrada de luz. Uma divisão escura e mal iluminada influencia o humor e incentiva a querer passar o tempo em casa. As fontes de luz são um dos aspectos mais eficazes para dar uma boa aparência à nossa sala ou quarto e é importante tirar o máximo proveito delas.

Aproveitando que o bom tempo se aproxima e as horas do dia são mais longas, trazemos-te uma série de dicas da Vía Célere para criar espaços mais luminosos em casa.

Ter uma boa distribuição do espaço

Para ter uma divisão bem iluminada, tenta não colocar móveis em áreas onde a luz entra. Aposta também nos espaços abertos, colocando a sala de estar, cozinha e sala de jantar no mesmo espaço. Desta forma, privilegiamos a distribuição homogénea da luz natural.

Usar cor claras

O branco é sempre uma opção segura, pois reflete até 96% da luz e traz leveza e serenidade ao ambiente. No entanto, existem outros tons claros que podem ser ideais para a casa, como o verde azeitona, o azul claro, o cinza ou o creme.

iluminação natural
Ikea

Paredes e portas envidraçadas

As divisórias transparentes dentro das casas são uma tendência crescente com as quais obtemos mais luz e amplitude visual em casa. No entanto, é importante consultar um especialista para verificar se a parede pode de fato ser substituída por uma de vidro, pois nem sempre é possível.

Incluir espelhos

O uso de espelhos é um truque fundamental para ampliar o espaço, pois eles são capazes de refletir a luz e obter novos reflexos do sol. Podem ser colocados à frente de uma janela, ao nível dos olhos e de acordo com o tamanho da divisão, para duplicar a quantidade de luz que penetra na casa e dar a sensação de que o espaço é duas vezes maior.

Decoração com espelhos
Ikea

Escolher cortinados translúcidos

O tecido dos cortinados da casa é outro fator que não devemos descuidar. Agora que o bom tempo está aí e não será preciso proteger tanto a entrada do frio, aproveita para trocar os cortinados por outros mais leves.

Os tecidos finos que permitem a passagem da luz ajudam a manter o ambiente iluminado sem sacrificar a privacidade, também são fáceis de recolher quando se quer abrir as janelas e não ocupam muito espaço. Também é aconselhável usar cortinas presas ao teto para criar um efeito de janela maior.

candeeiros para a sala
Ikea

Acertar com luz artificial

O design dos candeeiros percorreu um longo caminho, criando uma grande variedade de opções no mercado. Se decidires optar por lâmpadas um pouco mais sofisticadas, podes dar um toque de estilo à divisão.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta