Este tipo de betão tem várias vantagens em termos de isolamento térmico e acústico, assim como de combate à humidade.
Comentários: 1
Betão celular
Leroy Merlin

Artigo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu Casa

O betão celular tem todas as propriedades de um material isolante e muitas mais vantagens adicionais, o que lhe permite responder às necessidades e expectativas quanto aos requisitos relacionados com o isolamento da envolvente de uma casa ou edifício, que afinal é a chave para alcançar o conforto térmico. Trata-se de um material que funciona como substituto de outros tão tradicionais e populares como o tijolo.

Isolamento térmico e acústico

Este material abriga do frio e refresca perante o calor, graças à sua estrutura porosa. Uma característica que tem o seu consequente reflexo na redução da conta da energia elétrica. Além do isolamento térmico, vale a pena reconhecer as suas vantagens no que diz respeito ao silenciamento de ruídos, também devido às suas propriedades porosas.

Humidade

Da mesma forma, casas e edifícios construídos com betão celular geralmente não apresentam nenhum sinal de humidade, destacando a respirabilidade de um material que, por sua vez, evita o aparecimento de fungos e mofo. Da mesma forma, como o betão celular não possui furos no seu interior, não permite que insetos criem suas colónias dentro das paredes, o que muitas vezes é uma dor de cabeça.

vantagens betão celular
Pexels

Reduzir a fatura da energia

Além disso, extremamente importante nestes tempos em que vivemos, o uso de betão celular autoclavado na construção pode reduzir em até três vezes as contas de luz ou gás, o que é especialmente relevante num momento de crise energética como a atual.

Reduzir os tempos de execução de uma obra

Outra das suas vantagens mais destacadas prende-se com a redução dos tempos de execução de uma obra, fundamentalmente devido à precisão do tamanho dos blocos, à sua leveza... E isso também tem impacto no preço final.

Por fim, existem outras vantagens relacionadas com a sustentabilidade deste material, o seu elevado grau de resistência ao fogo, a possibilidade de o utilizar tanto para paredes exteriores como para divisórias, a sua resistência e dureza... Sem falar que é um material ecológico, hipoalergénico e sem contra-indicações para a saúde humana.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

roberto
3 Maio 2022, 13:06

Obrigado pelo artigo. Visto nao falar em preco prenso que seja mais caro mas qual seria a diferenca em media entre os dois?

Para poder comentar deves entrar na tua conta