Além de estragar paredes e roupas, também pode ser prejudicial à saúde, provocando doenças respiratórias.
Comentários: 0
Acabar com o cheiro a mofo em casa
Pexels

O mofo é mais comum do que pensamos. Nada mais é do que a proliferação de fungos, especialmente em ambientes quentes, húmidos e pouco ventilados, isto é, locais mais do que propícios para que eles se instalem e se reproduzam. Além de estragar paredes e roupas, também pode ser prejudicial à saúde, provocando doenças respiratórias. E por isso é tão importante identificar a causa deste problema e combatê-lo. No artigo de hoje deixamos-te algumas dicas para evitar e acabar com o cheiro a mofo em casa.

Dicas para evitar mofo

Para evitar mofo em casa, os cuidados devem ser constantes. E se o ambiente for naturalmente muito húmido, ele vai aparecer com frequência. Eis o que podes fazer:

  • Antes de mais, é muito importante arejar os espaços. Trata-se de uma dica simples, mas que é fundamental na hora de atacar este problema. Arejar a casa é fundamental, mesmo nos dias mais frios.
  • Casas húmidas e pouco ventiladas têm maior tendência de ganhar bolor nos armários da roupa: neste caso, deves deixar as portas e as gavetas abertas durante algum tempo para que o armário fique bem arejado; limpar o armário com vinagre branco com regularidade; e não guardar roupas usadas ou húmidas; também podes colocar caixas desumidificadoras dentro dos armários;
  • Podes sempre colocar giz nos cantos das divisões e dentro dos armários, uma vez que este ajuda a reter o acumular de humidade;
  • Por fim, é igualmente essencial verificar se há infiltrações e dar preferência a tintas impermeabilizantes e isolantes para evitar humidade e manchas nas paredes.

Dicas para evitar o mofo
Unsplash

Como eliminar o mofo: receitas caseiras

  • Eliminar mofo das paredes: prepara uma solução com 240 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois é só colocar líquido num borrifador e espalhar pelo local afetado e deixar agir por 10 minutos, limpando depois com um pano húmido.
  • Eliminar mofo dos móveis: para limpar manchas encontradas em móveis, podes usar uma solução de vinagre branco. Basta misturar um litro de água com meio copo de vinagre branco. Depois deves encher um borrifador limpo e aplicar com moderação, passando de seguida um pano limpo e seco.
  • Eliminar mofo das roupas: é importante tirar as roupas dos armários, lavá-las bem e deixá-las secar ao sol. Também podes usar uma solução caseira: misturar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de sal para cada litro de água. Deves ferver as roupas nessa solução por mais ou menos 1 hora, enxaguar bem em água corrente fria e secar normalmente.
  • Eiminar mofo dos colchões: espalhar bicarbonato de sódio por toda a superfície do colchão e esperar mais ou menos 30 minutos. Depois é só aspirar.

Limpar o bolor das paredes: truques caseiros e cuidados extra a ter

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade