A ‘Casa da Árvore’ é uma casa de fim de semana localizada na região montanhosa de Atibaia, a cerca de 80 de São Paulo. No interior, destaca-se pelo uso de soluções típicas do interior do Brasil acompanhadas de pinturas feitas pelo proprietário há duas décadas. Esta harmonia decorativa valeu-lhe uma menção honrosa no prestigiado DNA Paris 2021, na categoria Design de Interiores - Renovação. Além disso, em 2020 foi nomeado para ArchDaily Building of the Year.
O projeto da ‘Casa da Árvore’ foi desenvolvido pelo estúdio Candida Tabet Arquitetura a partir de uma pequena casa abandonada, construída na década de 1980. Nesses anos de abandono, as paredes serviram de tela em branco para a jovem filha do proprietário, então futura aluna da Escola de Belas Artes. Essa jovem hoje em dia é a atual proprietária, e tem sido a promotora da reforma da moradia como casa de fim de semana para ela, marido e filhas.
Durante a reabilitação, o proprietário exigiu que qualquer intervenção mantivesse todas as as pinturas preservadas nas paredes, a maioria datadas do ano 2000. Além disso, para dar ao espaço a desejada atmosfera wabi-sabi, o projeto focou-se nos conceitos de tempo e nostalgia como base para o processo criativo. Com isso, esta casa apresenta uma alusão à simplicidade e “anti-luxo” na orientação estética do projeto.
Nesta linha, o trabalho volumétrico complementado pelas aberturas e vãos, enquadram magicamente a luz natural do exterior que se funde com a vegetação interior da casa e os murais, resultando numa configuração contínua.
A escolha dos materiais resgatou as linguagens simples do interior do Brasil, procurando implementar soluções típicas da região devido ao seu ótimo desempenho térmico.
Como se vê, as tendências, métodos e modas contemporâneos não foram levados em consideração; em vez disso, foram propostos elementos e soluções não convencionais à medida que os trabalhos avançavam. Desta forma, a casa desenvolveu-se e amadureceu em conjunto com o proprietário, com a criação de um novo espaço construído para brincar, contemplar e movimentar, trazendo alegria e provocando descobertas contínuas pelas soluções arquitetónicas e acabamentos escolhidos.
Após a remodelação, concluída em 2019, a ‘Casa da Árvore’ tem um total de 300 m2 distribuídos por cinco suites, cozinha, despensa e uma sala de estar e jantar em open space com uma grande janela que liga ao terraço, e que se abre para um vale e montanhas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta