Falta de mão de obra na construção e reabilitação de casas

Obras em casa: quase 80% dos pedidos ficam por resolver

A falta de mão de obra no setor da construção e remodelação em Portugal está a deixar marcas, havendo muitos pedidos que ficam sem resposta. Paralelamente, o cenário está a ter impacto direto nos preços, que têm vindo a disparar. Segundo a Fixando, aplicação que liga clientes a especialistas em todos os serviços, nomeadamente os relacionados com obras em casa, quase 80% dos pedidos feitos ficam por resolver.
Renovar a casa

Renovação de edifícios em Portugal está longe da meta de 49% até 2030

Hoje, Portugal enfrenta o grande desafio do combate à pobreza energética, tendo metas de renovação de casas e de outros imóveis bem ambiciosas. Mas, até agora, pouco foi feito no nosso país. Portugal apenas renovou 3,9% dos edifícios residenciais e não residenciais, desde 2018, estando longe da meta para 2030 de 49%. É por isso que é preciso acelerar a taxa de renovação dos edifícios, especialmente no setor residencial.
Fazer obras em casa

Obras em casa? Oito em cada dez pessoas recorrem a poupanças

Fazer obras em casa pode ser fardo difícil de suportar no orçamento familiar, sobretudo tendo em conta que os custos de construção (materiais e mão de obra) subiram muito nos últimos tempos e que a taxa de inflação se mantém em níveis elevados, o que impacta diretamente o poder de compra dos portugueses. Fatores que podem ajudar a explicar o facto de 83,7% das pessoas – oito em cada dez –recorrerem a poupanças quando decidem fazer obras em casa.   

Remodelar a casa de banho: bidé, sim ou não?

Todos nós já pensámos em remodelar alguma divisão da casa. Seja porque o estilo já não se adequa ao nossos gostos, para economizar espaço ou até mesmo para tornar a logística da rotina diária mais simples.
obras em casa

Setor das obras e remodelação de casas atrai cada vez mais mulheres

A rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) registou um aumento significativo de mulheres no setor. Atualmente são já 14% as unidades geridas por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 50 anos. Os dois maiores centros urbanos, Lisboa e Porto, concentram a totalidade das franchisadas da rede.
Reforço da hipoteca da casa

Dinheiro para obras: é melhor reforçar a hipoteca ou crédito pessoal?

Queres fazer obras em casa e precisas de um financiamento extra? Então este artigo é para ti. Se estiveres a pagar o crédito habitação, há duas opções em cima da mesa: ou avanças com o reforço da hipoteca ou contratas um crédito pessoal. Mas qual destas opções é mais vantajosa? Não há uma resposta única para esta questão, pelo que o melhor mesmo é analisar cada uma ao detalhe. E neste artigo o idealista/news dá-te algumas dicas chave para tomares a decisão mais rentável.

Remodelar a casa? 4 erros a evitar em 2022

Começaste o ano passado com um propósito: remodelar a casa para deixá-la mais atual, mais confortável ou maior. Mas 12 meses se passaram e percebeste que não conseguiste alcançar os teus objetivos, pelo menos, completamente.