Quando se trata de limpar a casa, existem tarefas que fazemos diariamente, outras uma vez por semana e outras com muito menos frequência, mensalmente ou até anualmente. Limpar as persianas é uma daquelas tarefas que costumamos esquecer ou que decidimos adiar para mais tarde, já que não é tão fácil como as outras. Uma das partes mais difíceis é limpar as persianas por fora, e até pode ser perigoso. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas.
Quando usamos um detergente para isso, também devemos levar em consideração o material do qual a estrutura é feita, pois uma persiana de madeira não é a mesma de PVC, plástico ou alumínio. A cor das persianas também influencia, pois em tons claros a sujidade tende a ser mais vista e é mais difícil remover as marcas.
Embora um pouco de água e sabão neutro geralmente seja suficiente, quando há sujidade entranhada, que é mais difícil de remover, podemos usar produtos mais específicos ou até mesmo uma máquina de limpeza a vapor, que com o calor ajuda a remover manchas.
Se vives num apartamento sem terraço ou varanda e não consegues aceder facilmente à frente da casa – e às persianas – , existe um truque muito eficaz para deixar as persianas brilharem. Trata-se de abrir a caixa superior localizada acima do caixilho da janela e limpar gradualmente a persiana com líquido da loiça enquanto a desaparafusamos. Desta forma podemos ter acesso aos pontos mais difíceis da estrutura sem ter que fazer manobras perigosas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta