Limpar pequenos eletrodomésticos é um drama? Deixamos-te algumas dicas e truques que te podem ajudar.
Comentários: 0
Torradeira
Charlotte May no Pexels idealista

Os pequenos eletrodomésticos são, por norma, vítimas de utilização diária e como tal, tendem a ganhar sujidade mais depressa. A agitação do dia a dia muitas vezes não permite que tenhas tempo de limpar cada eletrodoméstico imediatamente após a sua utilização e isso pode fazer com que se acumulem restos que depois de secos, são um verdadeiro desafio. 

O processo de limpeza é importante não só para prolongar a vida do aparelho, como para evitar a proliferação de bactérias. Para te ajudar nesta tarefa doméstica, reunimos um conjunto de dicas e truques de limpeza muito úteis para os 5 pequenos eletrodomésticos mais usados no quotidiano.

Como limpar pequenos eletrodomésticos?

O primeiro passo é escolher quais os pequenos eletrodomésticos que queres limpar. Depois, embora possa parecer óbvio, temos em conta os mais distraídos, e por isso mesmo, relembramos que antes de iniciares qualquer processo de limpeza é importante que desligues os aparelhos da ficha. 

Antes de começares a limpar o interior, aconselhamos-te que limpes os cabos elétricos que tendem a acumular pó e sujidade com o passar do tempo. Seguidos estes primeiros passos, olhemos para cada caso em específico. 

1. Limpar o microondas

Conheces aquela sensação de aquecer alguma coisa rápida no microondas depois de um dia exaustivo e, de repente, há uma "explosão" de sopa por todo o lado? Sim, todos nós já passámos por isso. 

A verdade é que o microondas vira um verdadeiro campo de batalha e do prato de vidro às paredes há muito por limpar. Se não tiveres tempo para o limpar de imediato, os restos de comida acabam por secar e agarrar-se às paredes do equipamento. 

limpar microondas
Pixabay
Assim, para que possas retirar a sujidade acumulada nas paredes do microondas o truque é deixá-lo trabalhar por si. Podes experimentar colocar um recipiente adequado para o microondas com uma medida equivalente a um copo de água com umas gotas de vinagre e deixá-la a aquecer até ferver. 

Depois esperas cerca de 15 segundos e verás que a sujidade seca, amoleceu tornando mais fácil a sua remoção com um pano húmido. Quanto ao prato giratório pode ser lavado com água e sabão no lava louça.

2. Limpar a torradeira/tostadeira

A torradeira ou tostadeira podem ser as responsáveis por um bom pequeno almoço ou até mesmo lanche em família, mas dada a frequência da sua utilização ganham sujidade: desde as migalhas de pão que se acumulam no fundo da torradeira, ao resto de queijo que fugiu da tosta por acidente. 

Só tens de ter alguma paciência e os produtos certos. Falamos em paciência porque, admite lá, às vezes passa-te pela cabeça comprar uma nova só por não saber que volta dar a tamanha sujidade. Contudo, isso não só é prejudicial para o ambiente, como para a carteira. 

Torradas queimadas
cottonbro no Pexels idealista
Primeiro, sacode as migalhas de dentro da torradeira virando-a ao contrário ou, em alguns casos, retirando o tabuleiro inferior que recolhe as migalhas. Depois, já na posição regular, usa uma escova de dentes para limpar a sujidade dos cantos mais difíceis. 

Aqui há várias formas de o fazer, mas uma opção muito prática e eficaz é a de recorrer ao sal. O truque é salpicares um pouco de sal grosso dentro da torradeira, tapares a abertura com um papel ou jornal e agitares a torradeira para que o sal ajude a soltar as migalhas.

Para evitar que a torradeira enferruje é muito importante que retires todo o sal que introduziste. A parte exterior pode ser limpa colocando sal na metade de um limão e esfregando a parte de fora.

Para chegar aos recantos que parecem inacessíveis podes usar uma escova de dentes velha ou um pincel.

A tostadeira embora possa acumular mais restos de comida além de migalhas, pode ser um pouco mais fácil de limpar. Utiliza uma esponja (parte macia) humedecida com água morna e verás que a sujidade começa a sair. 

3 - Limpar o liquidificador

Um sumo acabado de fazer para o verão, sabe mesmo bem, mas no fim, limpar os restos de fruta do liquidificador pode não ser fácil. É importante que a limpeza deste pequeno eletrodoméstico seja feita corretamente e na sua totalidade, uma vez que este é um dos pequenos eletrodomésticos que tende a estar sempre húmido e por isso, facilita a instalação de bactérias.

Liquidificadora
Pixabay
Neste caso também é uma boa opção aproveitar o próprio funcionamento do equipamento. Depois da utilização, enche o recipiente até meio com água corrente. Coloca-o a funcionar como se fosses fazer um sumo, depois repete o processo mas desta vez com uma ou duas gotas de detergente.

Depois, para garantires uma limpeza a fundo, desmonta as lâminas e a tampa e lava-as com água, podes usar também umas gotas de limão que ajudam a reover odores, cheiros e bactérias. 

4- Limpar a máquina de café 

Há quem não consiga começar o dia sem uma dose de cafeína e por isso mesmo, é muito fácil tirar café e deixar a limpeza para depois. Nos dias que correm existem vários tipos de máquina de café: a de filtro, que relembra o cheiro e conforto da casa dos avós e as máquinas de café de cápsulas, mais recentes, conhecidas como máquinas de café expresso

Se falarmos da máquina de café de cápsulas, a limpeza é relativamente fácil e vem explicada nos manuais de instruções, basicamente a limpeza interna faz-se através da própria máquina com o mesmo processo que realizamos para tirar um café, mas sem cápsula. Há ainda máquinas que dispõem de produtos próprios de limpeza.

máquina de café filtro
Pixabay
Quanto à máquina de "balão" com filtro, na qual se coloca café em pó, deves desmontá-la por partes e lavá-la com água morna e sabão. Podes deixar o bule com água morna e umas gotas de limão para retirar manchas e sujidade.

O filtro deve sem bem lavado para evitar que os restos de café se acumulem num ambiente de humidade. Para uma limpeza mais prática podes optar por utilizar filtros de papel. 

5 - Limpar a batedeira

A batedeira é uma grande ajuda para quem gosta de fazer bolos, pois permite misturar a massa sem sentir uma dor de braços no dia seguinte. No entanto, exatamente por contactar com substâncias espessas e gordorosas pode ser um desafio de limpeza principalmente se estás a tratar da sobremesa para o almoço e não podes limpá-la de imediato.

Batedeira para bolos
Pixabay
Para limpar as varetas da batedeira aconselhamos-te uma escova com cerdas macias ou uma esponja com detergente. No caso de ter gordura deves usar água morna. A parte exterior da batedeira pode ser limpa com um pano húmido e os respiradouros (que tendem a ficar com pó, por exemplo de farinha) podem ser limpos com um pincel. 
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta