Numa zona central de Mem-Martins, vai nascer um novo edifício de serviços da Câmara Municipal de Sintra. A autarquia presidida por Basílio Horta decidiu converter a antiga Fábrica da Messa num espaço municipal, que poderá acolher 600 trabalhadores e possui, entre outras valências áreas pensadas para atendimento ao público, refeitório, arquivo, salas de formação, áreas de lazer e salas de reunião. O projeto representa um investimento de 10 milhões de euros e deverá estar concluído em 2025
O edifício existente no antigo complexo da Fábrica da Messa, adjacente ao atual Centro de Saúde e atualmente devoluto, está inserido num lote de 1,6 hectares e conta com uma área de construção à volta dos 5.000 metros quadrados (m2), dividida em 3 pisos.
O novo edifício municipal está pensado para facilitar o trabalho colaborativo (cowork) entre equipas e serviços, e será composto por salas tecnologicamente dotadas de equipamentos facilitadores da comunicação e interação entre serviços. O objetivo da Câmara de Sintra é facilitar a reformulação de procedimentos, no sentido da sua simplificação, agilização e celeridade em resposta ao cidadão.
“A transformação deste espaço é pensada para um universo municipal vasto, com mais de 4.000 trabalhadores. A pandemia veio ajudar a repensar as necessidades dos espaços de trabalho e a explorar novas metodologias de trabalho. Este projeto contempla uma série de valências e necessidades com que nos deparámos nos últimos dois anos, com o teletrabalho e as plataformas de trabalho colaborativo”, explica Basílio Horta, presidente da autarquia da Área Metropolitana de Lisboa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta