O edifício Joana d’Arc, antiga sede da Sociedade de Conservas Joana d’Arc, localizado em Matosinhos, será convertido num espaço de escritórios e estacionamento, com uma área bruta de construção de 8.500 metros quadrados (m2). É neste renovado espaço que vai nascer a primeira unidade Spaces na zona Norte do país. A Spaces é a marca de flexible workspace do Grupo IWG que oferece ambientes de trabalho criativos, com espírito empreendedor e um conceito de comunidade único.
Segundo a CBRE Portugal, responsável pela comercialização do imóvel, que é propriedade da Geo Investimentos, a fachada do Joana d’Arc foi integralmente mantida e recuperada, e vai contrastar com um interior moderno e atrativo.
“Mais que um simples lugar para ligar o computador, o conceito do Spaces centra-se na disponibilização de espaços de trabalho flexíveis, em localizações prime, onde cada empresa pode configurar o escritório à medida das suas necessidades. Os centros Spaces estão em funcionamento 24 horas por dia, durante todo o ano, e oferecem, além de escritórios privativos, zonas de cowork e colaborativas, salas de reuniões e escritórios virtuais”, refere em comunicado a consultora.
Este é a quinta unidade do Grupo IWG na zona Norte, onde opera centros Regus há mais de uma década, e a primeira sob a marca Spaces. A marca nasceu em Amesterdão (Países Baixos) e reflete o espírito livre e descontraído da cidade, tendo chegado a Portugal em 2020, com a abertura da sua primeira unidade em Lisboa.
Citado na nota, André Almada, Senior Director Offices Advisory & Transaction da CBRE, referiu que “o mercado de flexs tem registado um forte crescimento e está a tornar-se uma opção para determinado tipo de projetos e empresas, que procuram flexibilidade contratual e espaços de última geração em termos tecnológicos e de conceito, sem investimento”.
Já Jorge Valdeira, Country Manager da IWG Portugal, considerou que “a crescente procura destes espaços exige que” a empresa continue a ampliar a sua rede. “Spaces, mais que um espaço de trabalho flexível e com um design fantástico, é também uma comunidade de empreendedores de enorme diversidade, um conceito novo mas que encaixa na perfeição no espírito de uma região cujo tecido económico respira empreendedorismo”, acrescentou.
De acordo com Carlos Góis, administrador da Geo Investimentos, a empresa foi fundada em 2002 para gerir o património imobiliário do grupo, tendo adquirido desde então vasta experiência em promoção imobiliária, gestão de projetos e gestão de ativos para arrendamento.
“No portfólio contamos com diversos projetos residenciais e hoteleiros, bem como um vasto currículo de conceptualização e construção de espaços de trabalho de grande dimensão para empresas multinacionais. Desde que iniciámos, há cerca de quatro anos, o departamento ‘Design & Build’ para a área de escritórios, desenvolvemos e construímos mais de 40.000 m2 de escritórios para cerca de 22 clientes multinacionais, captando mais de 3.000 postos de trabalho especializados para Matosinhos Sul e para o Porto”, comentou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta