As praias fluviais são populares destinos de verão mas podem esconder alguns perigos. Toma nota dos cuidados a ter.
Comentários: 0
Praias fluviais em Portugal
Pixabay

Um país propício a férias de verão de norte a sul, Portugal tem em várias regiões alguns dos locais mais calmos, bonitos e divertidos para se fazer férias. Além das inúmeras praias de bandeira azul, por todo o país são cada vez mais as praias fluviais incríveis que surgem para um programa de verão diferente.

No entanto, sendo uma prática ainda recente, é importante que percebas que uma praia fluvial não é um mero espaço de terra com um rio calmo à sua beira. Nem todas as praias fluviais são vigiadas e em qualquer uma delas deves ter cuidados redobrados para a tua segurança e dos que te acompanham.

O que são praias fluviais?

descobrir as praias fluviais de portugal
Foto de Vítor Oliveira em Wikimedia Commons
Uma praia fluvial é um espaço junto ao rio que se torna uma zona balnear. Uma alternativa à praia que se tem revelado bastante popular em Portugal, a praia fluvial tem ganho maior destaque nas terras do interior do país, onde não existe praia.

De água doce, por norma ficam em zonas verdes, ladeadas de zonas de lazer e parques de campismo, e são de dimensão pequena e com menos visitantes.

Praias fluviais: quais os perigos?

Sim (tal como as praias podem ser se não tiveres alguns cuidados). A grande diferença porém está na sensação de tranquilidade que uma praia fluvial dá em comparação à imagem da praia, onde o mar se estende pelo horizonte e te impõe algum respeito.

Nas praias fluviais é preciso ter em conta que as correntes são mais fortes do que as do mar e que por isso há mais remoinhos. Ou seja, se não souberes nadar bem, e não conheceres as águas, há uma grande possibilidade de seres arrastado(a) pela força da corrente.

Descobrir as melhores praias fluviais
Praia Fluvial de Fernandaires Wikimedia commons
Além disso, por serem zonas também de pouca exploração, as águas das praias fluviais enganam com fundões inesperados dentro de água e por terem zonas com algum lixo no leito da água (que podem levar a situações de risco para quem as usa).

Cuidados a ter nas praias fluviais

Sempre que fores a uma praia fluvial, mesmo que esteja no roteiro das melhores praias fluviais de Portugal, deves ter em mente uma série de cuidados gerais para a tua própria segurança. Toma nota:

  • Avançar cautelosamente dentro de água: Não conhecendo o terreno, e estando muitas praias fluviais sem sinalização, deves andar devagar para o caso de encontrares um fundão/poço aberto;
  • Conhece os teus limites para nadar. Se não sabes nadar, fica-te com água pela cintura e em zona com pé. Caso nades, não te afastes das margens do rio para evitar remoinhos, fundões ou poços;
  • Atenção às correntes: as águas do rio aparentam ser mais calmas mas têm mais correntes submersas que te podem arrastar facilmente pela sua força;
  • Calçado adequado é aconselhável: seja uma praia fluvial vigiada ou não, deves considerar levar uns sapatos próprios para a água de modo a não te magoares em lixo deitado ao rio ou em pedras inesperadas;

praias fluviais no norte
Serra da Estrela Francisco de Frias/Unsplash
  • Não flutues para longe: com o calor é normal quereres ficar a flutuar enquanto apanhas sol e estás em água mas nos rios deves ter cuidado. A água doce é mais pesada que a água salgada do mar e acaba por tornar a flutuação um exercício de maior esforço (não é só esticar a barriga para fora);
  • Atenção à temperatura: as águas dos rios são naturalmente mais frias por isso deves ter calma a entrar na água. Se sentires muito frio deves sair para evitar cãibras, congestão ou início de hipotermia;
  • Em caso de SOS, pede ajuda! Não tentes ser um herói se vires alguém em apuros. Contata logo as autoridades competentes, especialistas no resgate.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta