Todas as quintas-feiras apresentamos um hotel com encanto, e desta vez viajamos até ao coração do Alasca para descobrir o hotel boutique Aurora Villa, localizado nos arredores de Fairbank, um local especialmente reconhecido por ser um dos mais perfeitos do mundo para observar a aurora boreal. O alojamento foi desenhado pelo estúdio Sparano + Mooney Architecture.
As luzes do norte são um dos fenómenos naturais mais espetaculares que existem no nosso planeta. As auroras australis (chamadas aurora austral no hemisfério sul e aurora boreal no norte) são formações luminescentes formadas no céu noturno, que podem ser observadas mais facilmente quanto mais nos aproximamos das zonas polares.
Nesta última década, houve um grande aumento do turismo internacional para esses lugares remotos, a fim de fotografar e testemunhar estes fenómenos de luz espetaculares na primeira pessoa. Perante esta situação, o alojamento para este novo turismo tem proliferado nas zonas boreais.
Para conceber o Aurora Villa, o atelier de arquitetura teve um cuidado especial no tratamento da luz. O design minimiza a emissão de luz dentro da cabine por meio de iluminação fraca com luzes LED de baixa tensão. Com isso, é oferecida uma experiência noturna única; o céu é protegido, permitindo-nos observar as estrelas sem obstáculos de luz, e são criadas as condições ideais para que o céu possa ser fotografado.
Um hotel com a essência de uma cabana
O estúdio Sparano + Mooney Architecture concebeu o hotel Aurora Villa como um lodge; isto é, como uma cabana num ambiente natural. Assim, o revestimento exterior e os painéis do teto são em madeira de cedro que dialogam na perfeição com a paisagem envolvente. Este design de formas arquitetónicas puras e design de interiores sofisticado é o visual que os hóspedes do hotel desejam encontrar, pois são principalmente turistas internacionais que procuram a natureza mais selvagem que a floresta americana tem a oferecer.
Essa natureza selvagem, refletida nas condições climáticas extremas, bem como na curta temporada de construção do hotel, foram as principais considerações do atelier de arquitetura ao desenvolver o projeto. Em última análise, foi escolhido um envelope de construção altamente isolado, com sistemas de alto desempenho e baixo consumo de energia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta