
Artigo escrito por Sandra Barañano, directora técnica da Cuida Tu Casa
Embora possa parecer difícil de imaginar, já passou um mês desde que deixámos o verão para trás. Estamos no outono e as temperaturas começaram a descer. Uma queda dos termómetros que em mais de algumas ocasiões será acompanhada por chuva e aguaceiros que, infelizmente, impedirão alguns sortudos de continuarem a desfrutar dos seus terraços.
No entanto, isto não significa que tenhamos de os deixar esquecidos. Assim, se detetarmos quaisquer problemas no exterior, por menores que sejam, devemos resolvê-los o mais rapidamente possível. Caso contrário, o problema só se agravará e causará danos mais difíceis de reparar. Os azulejos cerâmicos podem ser uma boa opção.
Azulejos cerâmicos para uso exterior
O chão dos terraços, estando ao ar livre, sofre ao longo do ano muitas mudanças de temperatura, o que se torna um fator fundamental na seleção e colocação de um ou outro tipo.
Neste sentido, os azulejos cerâmicos são ideais para o exterior, pois possuem uma série de características essenciais que tornarão o pavimento muito duradouro, para além de apresentarem uma grande variedade de desenhos.
Vantagens dos azulejos cerâmicos
Algumas das vantagens dos azulejos cerâmicos:
- São altamente resistentes à humidade e são fáceis de manter e limpar, uma vez que não requerem qualquer cuidado especial;
- Por outro lado, têm um fator fundamental na medida em que oferecem uma grande segurança ao caminhar, uma vez que são antiderrapantes. Esta é uma das particularidades que muitas vezes passa despercebida, mas que é muito importante, pois nem todos os pisos têm esta vantagem;
- Os azulejos cerâmicos têm uma porosidade mínima, pelo que as mudanças no tempo são indiferentes, uma vez que o chão permanecerá intacto, sem se deteriorar;
- Existe também uma vasta gama de estilos para todos os gostos e tamanhos de terraços.
Tipos de azulejos cerâmicos

Os azulejos cerâmicos são classificados de acordo com o seu acabamento - vidrado ou não vidrado -, a sua localização - ao ar livre ou em interiores, pavimentos ou revestimentos -, o processo de fabrico - prensado ou extrudido -, ou a capacidade de absorção de água - alta, média ou baixa.
Alguns dos tipos mais comuns são:
- Ladrilhos de grés: são utilizados na maioria dos casos para revestimento de pavimentos. Podemos encontrá-los em branco ou vermelho e embora seja menos comum, eles também existem com uma textura rugosa. Dentro deste tipo podemos encontrar:
- Grés esmaltado: São altamente resistentes à geada e às abrasões causadas pelo sol. Pode ser brilhante ou fosco, monocromático ou combinado.
- Grés rústico: Um tipo de azulejo que é moldado por extrusão e geralmente tem tons ocres.
- Grés porcelânico: Um ladrilho de cerâmica com um corpo compacto, duro e colorido.
- Barro cozido: Estas têm uma textura irregular e são peças de aspeto rústico. É adequado tanto para interiores como para exteriores.
Azulejos cerâmicos para pavimento radiante
Quando falamos de terraços, não nos referimos apenas a terraços grandes, mas também a terraços mais pequenos. Neste caso, recomendamos a utilização do mesmo desenho para o interior e exterior do lar, para dar continuidade e simular um terraço infinito. Da mesma forma, sugerimos que se escolham azulejos de cor clara para melhorar a luminosidade.
Mas não te esqueças de escolher o modelo para o exterior, embora à primeira vista possas não notar a diferença, o resultado não tem nada a ver e permitir-te-á aproveitar ao máximo o teu terraço sem quaisquer preocupações futuras.
Os terraços são a área da casa onde se vai para relaxar e desfrutar do bom tempo, mas quando o tempo piora, também não os devemos esquecer.
Para poder comentar deves entrar na tua conta