Queres decorar a varanda e não sabes como? Ou é para o terraço que procuras ideias? Descobre as melhores plantas de exterior.
Comentários: 0
Plantas para varandas e terraços
Pixabay

Contas com um pequeno espaço exterior e gostarias de transformá-lo num oásis florido e perfumado? Podes ter plantas na varanda ou terraço do apartamento de maneira muito fácil, sejam plantas aromáticas para usos culinários ou arbustos com inflorescências vivas.

Para que as plantas de uma varanda tenham sucesso é preciso avaliar antecipadamente o espaço disponível, escolher bem os vasos e ter em conta outros fatores como luz, temperatura e ventilação. Conhece algumas sugestões de plantas para a varanda ou terraço do apartamento e dicas úteis para o cultivo. 

As melhores plantas para a varanda do apartamento

Quais as melhores plantas para a varanda ou terraço de um apartamento? As flores coloridas e a folhagem verde tornam os terraços e varandas convidativos. Contudo, é preciso escolher a planta com atenção.

Plantas suculentas
Pixabay

Algumas exigem maiores cuidados, outras fazem quase tudo sozinhas com uma pequena ajuda do sol e da chuva. As melhores plantas para a varanda que preferem o sol são:

  • Plantas suculentas: se o sol bate pelo menos durante três horas na varanda podes ter plantas como o cacto-margarida, uma das mais utilizadas em apartamentos;
  • Rosas: são as plantas perfeitas para varandas e terraços. Não só criam uma mistura de cores, como libertam um perfume delicado. Preferem lugares claros e ensolarados;
  • Lavanda: planta medicinal muito utilizada em cosméticos, tem cor intensa e consegue dar um toque moderno às varandas mais tradicionais, sobretudo durante o verão quando ganha a icónica cor violeta; 
  • Flor de cera: esta planta trepadeira, também conhecida como hoya carnosa, é indicada para quem gosta de plantas que não libertem muito cheiro. Deve ser exposta ao sol e requer uma temperatura entre 19 e 24ºC.

Varanda com flores
Pixabay
Se o teu apartamento não recebe luz solar, escolhe flores e plantas de sombra para a varanda ou terraço:

  • Flores Impatiens: fazem da sombra e do escuro um sítio mais colorido graças à impressionante floração;
  • Plantas bulbosas ou bulbos: detestam o sol e são ideais para serem cultivadas à sombra na varanda ou terraço;
  • Begónias: são plantas de sombra por excelência, bastante cativantes da primavera ao final do verão.

Podes realmente ter um jardim bonito todo o ano com as nossas sugestões de plantas de exterior mais resistentes.

Plantas na parede da varanda: sonho ou realidade?

Sabias que é possível decorar a parede da varanda com plantas? Esta é uma escolha cada vez mais comum para quem tem varandas pequenas e quer aproveitar o espaço ao máximo. E, o melhor de tudo, é que as opções são tantas que existem plantas para a varanda do apartamento que ficam bem em todas as estações.

Uma das opções preferidas dos amantes de jardinagem é criar pequenas hortas com plantas de fruto, como morangos, framboesas ou maracujás. Se a parede da varanda do teu apartamento já não está em tão bom estado podes ornamentá-la com a famosa hera americana, que se adapta a todos os solos e tipos de decoração.

Existem também outras plantas ideais para a parede da varanda, como as glicínias e as buganvílias, bastante vistosas pelas suas flores.

Como ter plantas no terraço de um apartamento?

Uma das melhores maneiras para ter plantas no terraço de um apartamento é utilizando vasos. Podes combinar vasos de diferentes formatos, para que as varandas abertas sejam contempladas a metros de distância e sejam um autêntico jardim flutuante.

Plantas terraço
Pixabay

Podes optar por plantas para terraço com porte pequeno como a Erica, simples de cultivar e que não cresce mais de 40 cm. Para alguma privacidade, podes decorar um terraço com plantas do género Photinia, arbustos cheios de folhas que devem ser colocados ao redor do terraço, quase como se fossem uma vedação natural.

Convém ter um mobiliário harmonioso, que combine adequadamente com as plantas no terraço. Aproveita para colocar uma pequena mesa de jantar e preenche os pequenos recantos com plantas para te rodeares de vida.

Conselhos de decoração de terraço ou varanda de apartamento com plantas

Toma atenção aos nossos conselhos para uma decoração de terraços ou varandas com plantas mais rigorosa. As plantas para o terraço de um apartamento nunca devem ser colocadas em locais com muito vento ou humidade. Evita as situações de sol forte, calor extremo ou chuvas torrenciais, para que as plantas e flores não morram. 

Terraço com plantas e flores
Pixabay

A escolha deve recair sobre plantas que não precisam de ser protegidas do frio, caso contrário terás de ter espaço no interior do apartamento para guardá-las durante essa estação.

Mais importante ainda: não te esqueças de limpar as folhas secas das plantas da varanda ou terraço do teu apartamento. Agarra numa tesoura, alguns adubos líquidos e começa a limpar. Só assim poderão florescer novamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade