Batizado de Piyandeling , está localizado na vila de Mekarwangi, em Bandung (Indonésia) e tem dupla função: oficina e casa.
Comentários: 0
casas feitas de bambu
Eric Dinardi

O bambu está a tornar-se uma excelente alternativa a outros materiais de construção. As suas vantagens são muitas, e entre elas podemos destacar que é um material que promove a sustentabilidade, é flexível e, sobretudo, resistente. Por isso, especialmente em algumas regiões, como Índia, China ou Bangladesh, é cada vez mais utilizado, com notável sucesso e com exemplos que mostram grande criatividade por parte dos designers.

Hoje falamos sobre um projeto construído pelo atelier de arquitetura Realrich. Este é o Sumarah, um edifício com dupla função, oficina e residência, localizado na Vila Mekarwangi, em North Bandung, que faz parte de um complexo de três edifícios que recebe o nome de Piyandeling. No interior, encontramos dimensões generosas, com três pisos com uma master suite, dois quartos e casas de banho partilhadas.

construir com bambu
Eric Dinardi

Uma das coisas mais marcantes, e o que torna este edifício tão especial, é a existência de uma espécie de envelope que pode ser aberto e que é feito de painéis de plástico reciclado de 300 por 600 milímetros que protegem a estrutura interna. Dessa forma, a envoltória externa cria um corredor de serviço ao redor do edifício, que conta com ventilação natural e isolamento de parede dupla no espaço interno.

O que se consegue é um sistema pelo qual as janelas se abrem para o corredor, mas a peculiaridade de que o interior é preservado, para que tudo dentro permaneça inacabado e cru. “O envelope forma um corredor de serviço de 800 milímetros de largura com ventilação cruzada dupla e isolamento de parede dupla no espaço central do edifício. Isso forma uma adaptação de abordagens tradicionais e mais industriais que misturam marcenaria tradicional e marcenaria de bambu colado”.

casas de bambu
Eric Dinardi

Como os criadores explicam no seu site, o processo de design e construção criou o cenário perfeito para desencadear experimentação e inovação com materiais. Mas a experimentação não se limitou apenas aos materiais utilizados, mas também à forma e composição da nova construção. “A composição começou como uma exploração de como o artesanato de bambu foi integrado ao espaço retangular modular para criar uma composição de bambu esculpida artesanalmente integrada do teto, pavimento, maçanetas da porta, fechadura e outros detalhes”, referem.

“Trata-se de uma adaptação de abordagens tradicionais e mais industriais que misturam carpintaria tradicional e carpintaria de bambu colado”, explicam.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta