
Torres de bambu capazes de recolher até 100 litros de água por dia. Assim é o Warka Water, um projeto destinado a promover o acesso à água para comunidades devastadas pela seca. Nos países em desenvolvimento há sérios problemas de acesso à água potável, uma vez que muitas vezes está contaminada por dejetos humanos e animais. A má qualidade da água é a primeira causa de problemas de saúde nas comunidades indígenas. Todos os anos nesses países, centenas de crianças morrem de desnutrição e outras condições.

Estas torres são estruturas passivas que trabalham com fenómenos naturais como evaporação ou gravidade. A sua construção é simples, uma vez que não necessita de andaimes ou instalação elétrica, e são os habitantes das aldeias que as constróem.
As torres de bambu são construídas com materiais locais e são 100% biodegradáveis. O principal componente é o bambu, embora a fabricação exija mais elementos, como folhas de palmeira, videiras ou cânhamo. Elas são, sem dúvida, uma opção económica e ecológica para lidar com o problema do saneamento de água nesses países.

As Warka Towers são estruturas formadas por malhas triangulares de 10 metros de altura e pesam 60 quilos. Consistem em cinco módulos dispostos para coletar água potável do ar por condensação. Em média, estas estruturas conseguem distribuir entre 40 e 100 litros de água diariamente pelas comunidades.
O ar geralmente tem uma alta saturação de vapor de água. Este facto torna possível coletar água de praticamente qualquer lugar do mundo. Os locais com maior percentagem de vapor de água no ar são os mais adequados para a colocação das Warka Towers. As primeiras torres foram construídas na Etiópia e Camarões.
Como apoiar o projeto?
No site da Warka Water é possível encontrar algumas formas de contribuir para este projeto, fazendo uma doação ou participando do projeto “Adota uma árvore”.

Embora o principal trabalho da Warka Water seja melhorar o acesso à água potável, eles também apoiam as comunidades em que trabalham em outros aspetos:
- Eles fornecem alimentos e medicamentos para as crianças. Também fornecem educação para resgatá-los da pobreza e da escravidão;
- A maioria dos países em desenvolvimento sofreu grandes ações de desflorestação nos últimos anos, e por isso um dos seus objetivos é plantar árvores;
- Ajudam as comunidades indígenas a obter certidões de nascimento e outras provas de cidadania.

Para poder comentar deves entrar na tua conta