Os portugueses estão a voltar a emigrar em força. Os números mais recentes apontam para que, em 2021, tenham emigrado pelo menos 60 mil portugueses, mais 15 mil que em 2020, ano marcado pelo subido aparecimento da pandemia da Covid-19. Em causa estão estimativas do Observatório da Emigração, divulgadas esta quarta-feira (11 de outubro de 2023).
Segundo o Expresso, que se apoia nos dados do Observatório da Emigração, os dados relativos ao número de emigrantes portugueses ainda são inferiores aos verificados no período pré-pandemia (80 mil em 2019), mas em alguns destinos, sobretudo do Norte da Europa, já se verifica uma “progressiva e sistemática aceleração” da emigração.
O local de eleição dos portugueses que decidem fazer as malas e emigrar continua a ser o Reino Unido. Os dados mostram que só no primeiro semestre de 2021 rumaram ao Reino Unido 12 mil portugueses, um número que tende a crescer após somados os restantes seis meses do ano – as estatísticas britânicas completas ainda não foram divulgadas.
No segundo e terceiro lugares do pódio encontram-se Espanha e Suíça, que foram o destino escolhido por 8.272 e 7.675 emigrantes portugueses em 2021, respetivamente.
“Os efeitos da pandemia sobre a emigração portuguesa não desapareceram totalmente em 2021. Não desapareceram os obstáculos à mobilidade nem, sobretudo, os efeitos económicos, o que ajuda a explicar a manutenção do número de saídas a níveis inferiores a 2019 na maioria dos casos”, lê-se no relatório, citado pela publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta