
Nova versão da lei de estrangeiros aprovada no Parlamento
A Assembleia da República aprovou esta terça-feira (30 de setembro de 2025) a nova versão da lei de estrangeiros com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, Chega, IL e JPP, e votos contra do PS, Livre, PCP, BE e PAN. O novo decreto tem luz verde depois do Chega ter deixado cair a exigência de que os imigrantes não pudessem ter acesso a apoios da Segurança Social nos primeiros cinco anos de residência legal em Portugal.

Portugal entre os países com maior proporção de emigrantes
Portugal já não lidera a lista dos países da União Europeia com maior proporção de emigrantes. Segundo o relatório Emigração Portuguesa 2024, elaborado pelo Observatório da Emigração, o país passou para a quinta posição, sendo agora ultrapassado por países como Roménia, Bulgária, Lituânia e Croácia.

Como conseguir o NIE em Portugal: guia passo a passo
Se estás a planear viver, trabalhar ou investir em Espanha, há um documento que vais precisar obrigatoriamente: o NIE (Número de Identificação de Estrangeiro).

Há menos bebés a nascer – e mais de mães de naturalidade estrangeira
Em 2024, nasceram em Portugal 84.642 bebés de mães residentes no país, menos que no ano anterior e mais que em 2022. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam ainda que um terço dos bebés que nasceram em território nacional eram filhos de mães de naturalidade estrangeira, sendo a proporção maior nas regiões de Lisboa, Setúbal e Algarve.

Imigração: há mais de 1,5 milhões de estrangeiros a residir em Portugal
No final do ano passado, havia 1.546.521 cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, revela o relatório intercalar sobre a População Estrangeira, divulgado esta terça-feira (8 de abril de 2025) pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Trata-se de um aumento de 81.075 pessoas face ao primeiro semestre (1.465.446), tendo o número quase quadruplicado, no entanto, quando comparado com o final de 2017, ano em que havia 421.785 cidadãos estrangeiros no país.

Quantos emigrantes portugueses há no mundo?
As estimativas mais recentes das Nações Unidas apontam para a existência de 1,8 milhões de emigrantes portugueses em todo o mundo em 2024, sendo este um dos números mais elevados de sempre: desde 1990, só em 2015 é que foi superado.

Portugal é dos países onde o peso da população estrangeira é menor
Portugal continua a ser um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde o peso da população de nacionalidade estrangeira é menor, segundo um relatório anual da organização sobre as migrações.

Empresa de construção acusada de crimes de auxílio à imigração ilegal
Uma empresa do ramo da construção civil e o seu sócio gerente foram acusados da prática de oito crimes de auxílio à imigração ilegal e outros oito por angariação de mão de obra ilegal, segundo a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa.

Construção, hotelaria e agricultura pedem mais mão de obra estrangeira
Os empresários da hotelaria, agricultura e construção em Portugal estão preocupados com a falta de mão de obra e ainda aguardam pelas promessas do regresso do fluxo de imigrantes, suspenso com o fim das manifestações de interesse em junho.

População cresce em Portugal há 5 anos – somos mais de 10,6 milhões
É caso para dizer que Portugal nunca teve tantos habitantes como em 2023, tendo ultrapassado os 10,6 milhões. E se o número de nascimentos aumentou, o de óbitos diminuiu. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (15 de novembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mais de 2.600 arquitetos pediram para trabalhar fora do país numa década
“A situação remuneratória dos arquitetos é muito má e devia envergonhar Portugal”, dizia-nos no início do ano Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Em comunicado, a entidade revela, agora, que numa década, entre 2014 e 2023, mais de 2.600 arquitetos – em concreto 2.609 – solicitaram à OA certificados para a prática da profissão no estrangeiro.

UE aprova revisão de diretiva para autorizações de trabalho e residência
O Conselho da União Europeia (UE) autorizou esta sexta-feira (12 de abril de 2024) a revisão de uma diretiva que concede autorização de trabalho e residência a cidadãos de países de fora do bloco comunitário. Em comunicado, o Conselho anunciou que com a adoção desta diretiva preenche as lacunas que persistiam sobre migrações legais para a UE.

Jovens portugueses emigram cada vez mais: 30% já vivem fora do país
Os dados mais recentes divulgados pelo Observatório da Emigração (OE) permite concluir que Portugal tem a taxa de emigração mais alta da Europa e uma das maiores do mundo, havendo muitos jovens que fazem as malas e rumam a outros destinos em busca de melhores condições de vida. As estimativas apontam para que 30% dos nascidos em Portugal com idades entre 15 e 39 anos deixaram o país em algum momento e vivem atualmente no exterior. São mais de 850 mil.

Imigrantes sem registo criminal passam a ter visto automático
Os pedidos de prorrogação de visto de permanência ou de residência de imigrantes, em Portugal, vão passar a ser automaticamente deferidos, desde que as pessoas em causa não tenham registo criminal ou outros fatores de ponderação.

Emigração volta a aumentar: 60 mil portugueses deixaram o país em 2021
Os portugueses estão a voltar a emigrar em força. Os números mais recentes apontam para que, em 2021, tenham emigrado pelo menos 60 mil portugueses, mais 15 mil que em 2020, ano marcado pelo subido aparecimento da pandemia da Covid-19. Em causa estão estimativas do Observatório da Emigração, divulgadas esta quarta-feira (11 de outubro de 2023).

Jovens na Irlanda querem emigrar devido ao custo proibitivo da habitação
Um grande número de jovens irlandeses está a pensar seriamente em emigrar devido à alta inflação que colocou o custo de vida e, acima de tudo, os preços das casas, em níveis proibitivos. De acordo com uma pesquisa do Conselho Nacional da Juventude da Irlanda, sete em cada 10 cidadãos entre 18 e 24 anos está a pensar mudar-se para o estrangeiro para melhorar a qualidade de vida.

Qual o país de destino mais popular dos emigrantes europeus?
Qual é o país mais requisitados pelos portugueses para emigrar? É a França, de acordo com o mapa da ONU, que mostra os países de destino mais populares entre os emigrantes de cada país europeu. Os dados das Nações Unidas são de 2015 e, portanto, os efeitos do Brexit não estão considerados.

Há mais de 500 mil estrangeiros a viver em Portugal “pela primeira vez na história”
Os estrangeiros a residir em Portugal ultrapassaram o marco dos 500.000 no ano passado “pela primeira vez na história” do país, de acordo com a informação divulgada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Segundo o governante, viviam em Portugal 580 mil cidadãos estrangeiros no final de 2019 e, em 2018, esse número era situava-se nos 490 mil.

Emigrantes que queiram regressar a Portugal já se podem candidatar a apoio financeiro
As candidaturas ao programa Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal já podem ser realizadas no site do IEFP que consagra, entre outras medidas, a redução da tributação em 50% dos rendimentos do trabalho dependente e dos rendimentos empresariais e profissionais.
“Construção parava” no Canadá se portugueses tivessem de regressar a casa
Dezenas de milhares de portugueses trabalham nas grandes obras no Canadá, sobretudo em Toronto, mas uma grande parte está no país em situação irregular. A legalização destes portugueses tem sido, de resto, uma das grandes preocupações do sindicato a Local 183 da LiUNA, União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte.

Portugal perdeu mais de 30 mil residentes no último ano
Portugal fechou o ano de 2016 com menos 31.757 pessoas, do que em 2015, em linha com a tendência de decréscimo da população. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de dezembro do ano passado, a população residente em Portugal foi estimada em 10.309.573 pessoas, menos 31.757 na comparação com 2015.
Sabes para onde emigram os milionários de todo o mundo?
O destino preferido dos ricos do mundo para emigrar foi, em 2016, a Austrália, pelo segundo ano consecutivo.
Governo quer “desfecho satisfatório” para trabalhadores portugueses da construção na Arábia Saudita
O Governo está “em permanente contacto” com a Arábia Saudita para procurar “um desfecho satisfatório” para os 80 portugueses que estão no país sem receber salários há dez meses (desde novembro do ano passado). Os 80 portugueses em causa trabalham na construtora saudita Saudi Oger.
Dinamarca vem a Portugal na próxima semana à procura de 100 engenheiros para contratar
A Dinamarca quer recrutar uma centena de engenheiros portugueses nas áreas de eletrónica, eletrotécnica, automação, mecânica e química. No próximo 25 de maio, numa iniciativa conjunta entre a Ordem dos engenheiros e os serviços portugueses e dinamarqueses da Rede Europeia de Serviços de emprego (EURES), será realizado um encontro de esclarecimento e recrutamento de profissionais de engenharia para desenvolver a sua atividade na Dinamarca.

Emigrar compensa? Quem sai está a ganhar três vezes mais
Quando fizeram as malas para tentar uma nova vida lá fora, em Portugal tinham um salário médio de mil euros por mês. No novo destino, em termos médios, estão agora a receber cerca de três vezes mais.