Autorizações de trabalho e de residência

UE aprova revisão de diretiva para autorizações de trabalho e residência

O Conselho da União Europeia (UE) autorizou esta sexta-feira (12 de abril de 2024) a revisão de uma diretiva que concede autorização de trabalho e residência a cidadãos de países de fora do bloco comunitário. Em comunicado, o Conselho anunciou que com a adoção desta diretiva preenche as lacunas que persistiam sobre migrações legais para a UE.
População residente em Portugal está a aumentar

População residente em Portugal está a aumentar há quatro anos

Em 2022, a população residente em Portugal foi estimada em 10.467.366 pessoas, o que representou um aumento de 46.249 habitantes relativamente ao ano anterior. Os dados divulgados esta quinta-feira (16 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) concluem, de resto que a taxa de crescimento efetivo da população foi positiva (0,44%) pelo quarto ano consecutivo.
Emigração volta a aumentar em Portugal em 2021

Emigração volta a aumentar: 60 mil portugueses deixaram o país em 2021

Os portugueses estão a voltar a emigrar em força. Os números mais recentes apontam para que, em 2021, tenham emigrado pelo menos 60 mil portugueses, mais 15 mil que em 2020, ano marcado pelo subido aparecimento da pandemia da Covid-19. Em causa estão estimativas do Observatório da Emigração, divulgadas esta quarta-feira (11 de outubro de 2023).
Casa aberta SEF em todo o país

SEF alarga modalidade “casa aberta” a todo o país

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou este sábado que vai alargar a modalidade “casa aberta” a todo o país, já a partir desta segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2021, depois do sucesso verificado no posto de atendimento de Lisboa.
Mais jovens e mais escolarizados, estrangeiros estão a ajudar a crescer população ativa em Portugal

Mais jovens e mais escolarizados, estrangeiros estão a ajudar a crescer população ativa em Portugal

O perfil dos imigrantes a trabalhar em Portugal mudou. São agora mais jovens e mais escolarizados. Além disso, estão a contribuir para o crescimento da população ativa nacional, segundo mostra o estudo do Banco de Portugal que integra o Boletim Económico divulgado esta quinta-feira. Destaca-se um aumento expressivo de cidadãos do Brasil, de países externos à União Europeia, e de Itália e Reino Unido, dos países europeus.