Todos os anos o ArchDaily desafia os seus leitores para votarem no “Edifício do Ano”, uma iniciativa que vem distinguir imóveis de todo o mundo em 15 categorias diferentes. Este ano há um projeto residencial que salta à vista na categoria “Houses”: entre dezenas de mansões e casas de luxo de todo o mundo está a “Casa no Pomar do Cafezal”, uma habitação situada numa das maiores favelas de Belo Horizonte, no Brasil. Esta casa pode ser mesmo uma das finalistas e até ser mesmo considerada a "Casa do Ano" 2023.
A “Casa no Pomar do Cafezal” na verdade está bem camuflada na paisagem, entre as outras casas situadas no Aglomerado da Serra, a favela brasileira onde está localizada a casa. Isto porque “o projeto da casa representa um modelo construtivo que utiliza materiais comuns nas favelas [como os tijolos], com implementação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando num espaço com grande qualidade ambiental”, destaca na descrição do projeto a concurso na categoria “Casas” lançado pelo site de arquitetura mundialmente conhecido.
As canalizações e ligações elétricas externas, assim como as janelas de ferro também fazem parte dos traços arquitetónicos das habitações construídas na favela. O que a distingue das outras casas tem que ver com os métodos construtivos mais sustentáveis que elevam a eficiência energética desta habitação de 66 metros quadrados, que foi construída em 2020.
Quem desenhou esta casa - que pode vir a ser considerada a “Casa do Ano 2023” - foi o gabinete Coletivo Levante, tendo o projeto sido liderado pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães, revelam no website da ArchDaily. Quem mora na “Casa no Pomar do Cafezal” é o rapper Kdu dos Anjos que até ajudou a idealizar o projeto.
Esta casa é, portanto, uma das nomeadas do concurso do ArchDaily na categoria "Casas". Contam-se cerca de 4.500 projetos selecionados, uma lista que vai ser reduzida por votação do público, que está aberta até esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, no site do ArchDaily. Depois disso, cinco projetos por categoria vão passar à fase de finalistas, que decorrerá entre 15 e 23 de fevereiro. Os vencedores serão anunciados no dia 23 de fevereiro de 2023.
Também há dezenas de projetos portugueses a concurso na categoria "Casas", nos quais saltam à vista os traços modernos e minimalistas. A lista completa das casas portuguesas a concurso no ArchDaily está disponível aqui.
Para poder comentar deves entrar na tua conta