Abandonada durante anos, esta casa no Brasil foi renovada e manteve as pinturas antigas nas suas paredes. Vem descobri-la.
Comentários: 0
Reforma de casas
Fran Parente

A the Tree House - a Casa da Árvore, na língua portuguesa - é uma casa de férias localizada na região serrana de Atibaia, a cerca de 80 km ao norte de São Paulo, Brasil. Esta casa esteve abandonada durante anos, mas a sua proprietária deciciu dar-lhe uma nova vida, mantendo as pinturas feitas por si enquanto criança.

A harmonia decorativa desta casa valeu-lhe a Menção Honrosa do prestigiado DNA Paris 2021, na categoria de Interior Design - Renovation. Em 2020, foi nomeada como "Edifício do Ano" pelo ArchDaily.

Decoração da sala de estar
A sala de jantar e a sala de estar Fran Parente
Casas restauradas
A entrada da casa Fran Parente

O projeto desta casa foi desenvolvido pelo estúdio Candida Tabet Arquitetura a partir de uma pequena casa abandonada, construída na década de 1980. No período em não esteve habitada, as suas paredes serviram de tela em branco para a jovem filha do proprietário, que mais tarde foi aluna da Escola de Artes Plásticas. Essa jovem é agora a atual proprietária e foi ela que decidiu dar início à reforma desta casa.

A proprietária pediu que a reforma da casa não afetasse as suas pinturas, a maioria feitas em 2000. Para dar ao espaço a desejada atmosfera 'wabi-sabi', o projeto focou nos conceitos de tempo e nostalgia, como base do processo criativo. A casa apresenta, assim, uma alusão à simplicidade e a orientação estética do projeto foi anti-luxo.

Reformas de casas incríveis
Escadas Fran Parente
Casas abandonadas
O quarto Fran Parente
Reformar a casa de banho
Uma casa de banho Fran Parente

Nessa linha, o trabalho volumétrico completado por espaços abertos e vãos, enquadra magicamente a luz natural vinda do exterior, que se mistura com a vegetação interna da casa e os seus murais, criando um ambiente contínuo.

A escolha dos materiais teve em conta as linguagens simples do interior do Brasil, implementando soluções típicas da região. Alguns exemplos incluem as paredes de adobe ou telhas de cerâmica colonial. As pedras colocadas nas paredes foram recolhidas do próprio chão ao redor da casa.

Como reformar a casa
Um quarto Fran Parente
As tendências, métodos e modas contemporâneas não foram tidas em conta na reforma desta casa, tendo sido propostos elementos e soluções não convencionais. Desta forma, a casa desenvolveu-se e amadureceu em conjunto com a proprietára, com a criação de um novo espaço construído para brincar, contemplar e movimentar, trazendo alegria e provocando descobertas contínuas para as soluções arquitetónicas e acabamentos escolhidos.

Após a remodelação, concluída em 2019, a casa passou a ter um total de 300 m2 distribuídos por cinco suites, cozinha, despensa e sala de estar e jantar em open space com uma grande janela que dá para o terraço, o qual se abre para um vale. 

Casas com jardim
Exterior da casa Fran Parente

O resultado segue os princípios e linhas de ação do atelier Candida Tabet Arquitectura, que passam pela combinação da arquitetura, interiores e design, assente na pesquisa de materiais e no interesse pelos detalhes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta