Por incrível que pareça para alguns, existem pessoas que gostam e querem viver em ambientes extremos. E se falarmos de ambientes extremos, os desertos são provavelmente os que melhor se adaptam a essa categoria. Nos Estados Unidos, um dos exemplos mais claros disso é conhecido como Vale da Morte, conhecido por ser um dos lugares mais quentes e secos do mundo. Como o próprio nome nos permite imaginar, é um lugar desolado, embora não sem beleza, com uma paisagem árida e vasta em que se chega a 56ºC. No entanto, abriga uma grande biodiversidade com muitas espécies de plantas e animais adaptados às condições extremas do deserto.
Emoldurada entre as montanhas de Nevada e este deserto, encontramos uma peculiar casa pré-fabricada, que recebeu o nome de Rondolino Residence, projetada pelo atelier Nottoscale Architects, cujo elemento mais característico é a forma como se abre para a paisagem, dando a sensação de que quase não há diferença entre o interior e o exterior.
"Uma das principais considerações de design foi aproveitar as vistas e dar ao proprietário a sensação de estar no meio do deserto, mesmo que esteja dentro da casa ou no grande terraço. Nottoscale introduziu grandes janelas do chão ao teto em todas as divisões e elevou o edifício sobre um plinto de betão, que parece emergir da paisagem desértica com vista para a paisagem. Isso dá ao utilizador a impressão de flutuar, mas sem estar completamente imerso na paisagem do deserto", explicam do estúdio.
Outro elemento fundamental é a luz. Assim, embora as divisões sejam pequenas, os três quartos, espaço de escritório, duas casas de banho, armazenamento e despensa parecem espaçosos e inundados de luz natural. O espaçoso terraço exterior, com uma banheira de hidromassagem embutida, apresenta portas de vidro deslizantes de altura total que criam uma área transitória entre as duas secções do edifício, permitindo que o exterior se misture com o interior. Tudo isso com um sistema de isolamento baseado em painéis SIP.
Vista de longe, a estrutura parece flutuar acima do solo, perceção que é alcançada apoiando-se numa grande base de cimento para elevá-la acima do chão do deserto e protegê-la de possíveis inundações. A ventilação cruzada e as janelas protegidas por uma ampla pérgula no terraço geram um fluxo de ar fresco por todo o interior, enquanto o amplo espaço sob a casa também é usado como área de armazenamento e ajuda a manter um clima moderado durante todo o ano.
Este projeto modular é baseado num conceito previamente experimentado, T-modulome em 2002, e evoluiu ao longo dos anos, aproveitando ao máximo os avanços na construção pré-fabricada. O processo de projeto e construção da Rondolino Residence foi notavelmente suave e eficiente, pois o estúdio cuidou de todos os aspetos, enquanto o cliente não pôde estar presente durante o processo. Como o cliente mora em Roma, Itália, a nottoscale geriu todo o processo de pré-projeto e construção, literalmente fornecendo uma casa chave-na-mão.
Para poder comentar deves entrar na tua conta