Construída de fábrica em quatro secções e montada em oito horas com uma grua, a Modular Modern Farmhouse foi projetada por Hoke Ley para uma família de quatro pessoas. Foi construída como um estudo de caso para entender as ineficiências das práticas tradicionais de construção. Todo o processo, desde o projeto até ficar pronta para viver, durou menos de oito meses. A arquitetura é moderna, expressiva, mas sóbria.
“Ao questionar a praticidade contemporânea das práticas tradicionais de construção no local, os proprietários quiseram descobrir oportunidades para reduzir os custos e prazos de construção residencial, ao mesmo tempo em que procuravam criar uma casa expressiva, mas contextual, adequada para a família e pronta para viver”, contam os arquitetos da Hoke Ley.
O exterior da casa complementa a escala local e o design do bairro. Foi acrescentada uma varanda envolvente que conecta a casa à calçada e oferece a possibilidade de desfrutar do ar livre durante todo o ano. As grandes janelas permitem um diálogo constante com a vizinhança. No andar de cima, uma grande janela saliente foi colocada acima da cama principal, para “dormir sob as estrelas”.
Para dar profundidade e alívio visual à fachada branca lisa, uma caixa de sombra de alumínio foi colocada em torno de uma janela do quarto do segundo andar. O paisagismo de baixa manutenção, como trevo nativo, gramíneas e árvores, circunda a casa e foi projetado para ser durável e eficiente em termos de água.
Uma planta baixa simples e compacta foi deliberadamente criada para acomodar a construção modular e um terreno urbano estreito. A pegada da casa, de 7 por 14 metros, utiliza espaços inteligentes para criar uma experiência agradável. Cada cantinho foi cuidadosamente pensado para garantir conforto e funcionalidade em todos os aspetos.
O longo eixo da casa está alinhado de norte a sul, oferecendo a oportunidade de usar princípios de design passivos. A partir deste ponto, os espaços principais e quartos foram localizados no lado sul, aproveitando as grandes janelas que são sombreadas pelo alpendre envolvente durante o verão. Além disso, para garantir a eficiência energética ideal, foi usado isolamento de alta densidade e um envelope externo hermético foi criado, tornando esta casa numa verdadeira residência Net Zero com painéis solares.
Para poder comentar deves entrar na tua conta