Esta casa moderna presta homenagem às casas tradicionais alentejanas. Um projeto do arquiteto João Pedro Falcão de Campos.
Comentários: 0
El patio interior cuenta con una terraza semicubierta con cañizo y una gran piscina
Terraza interior Fernando Guerra

Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez viajamos dentro de território nacional para conhecer um alojamento espetacular. A costa portuguesa pode gabar-se de ter algumas das mais importantes costas virgens da Península Ibérica. A sul de Lisboa, praias como as do litoral alentejano, da costa vicentina e as da Comporta são consideradas algumas das mais idílicas de Portugal. Na Comporta localiza-se precisamente uma delas, a praia do Pego.

Lá, há um cantinho onde casas típicas da região se misturam com outras de construção nova, muitas delas usadas como casas de férias, onde podemos encontrar a Pura Comporta, uma casa para arrendamento projetada pelo arquiteto João Pedro Falcão de Campos.

A Pura Comporta fica localizada a 5 minutos a pé da Praia do Pego e da vila do Carvalhal, sendo um destino perfeito para férias com a família, crianças e amigos.

Pura Comporta
Fachada principal Fernando Guerra

O atelier de arquitetura liderado por João Pedro Falcão de Campos, sediado em Lisboa, desenhou uma sugestiva casa minimalista com um estilo mediterrânico descontraído, com paredes brancas e interiores luminosos. Um dos aspetos mais interessantes é a composição da fachada localizada em direção à estrada de acesso à praia. Esta fachada é resolvida por um movimento em ziguezague que divide o edifício em três volumes e que, brincando com as luzes e sombras criadas, se assemelha mais a um conjunto de três casas modestas do que a um único edifício.

Pura Comporta
Espaços comuns Fernando Guerra
Pura Comporta
Imagem do exterior Fernando Guerra

Interiores minimalistas e de design

O ziguezague das fachadas e o telhado de duas águas são as soluções que determinam a distribuição e a estética interior. Os quartos estão localizados nos volumes das extremidades, que têm um mezanino que permite adicionar o espaço para dormir. Os espaços sociais estão localizados na parte central do edifício. A estética que predomina no interior é o minimalismo e as linhas puras. O branco sobressai acima de tudo, o que se funde com a paleta de materiais utilizados, que inclui o contraplacado de bétula ou o mármore de Estremoz, uma pedra portuguesa de renome usada na ilha da cozinha.

Pura Comporta
Junto à praia do Pego Fernando Guerra

Outro aspeto do interior é o aconchego e o design oferecidos pelos móveis escolhidos. As camas e cadeiras foram desenhadas por Álvaro Siza, enquanto alguns móveis são de Fredericia e Living Divani. A iluminação, por sua vez, foi equipada por Flos e Davide Groppi. Um dos requisitos deste projeto do Pura Comporta era que a estrutura estivesse de acordo com a arquitetura vernacular local. Por essa razão, cores vivas foram escolhidas na fachada sul (a traseira) e telhas de barro tradicionais para o telhado.

Da mesma forma, os espaços exteriores da face sul também foram sombreados, cuja estrutura foi feita por trabalhadores locais. Um desses espaços cobertos é enquadrado entre dois módulos, formando uma sala de jantar ao ar livre na parte mais privada do pátio.

Pura Comporta
Zonas exteriores Fernando Guerra

Na fachada em ziguezague voltada para o norte, foram dispostas grandes janelas que oferecem uma moldura incomparável com os campos de arroz próximos. São os quartos que desfrutam destas vistas, um panorama que se estende graças à incorporação de um grande terraço em balanço que percorre toda a fachada. Nas traseiras, reservadas para o espaço íntimo dos hóspedes, os volumes configuram um pátio com um grande terraço e piscina.

Pura Comporta
Quartos Fernando Guerra
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta