
A Vanguard Properties e a Energia Unida, do Grupo Greenvolt, anunciaram uma parceria para desenvolver uma comunidade de produção descentralizada de energia para o projeto imobiliário “Terras da Comporta”. Este projeto engloba os loteamentos “Torre”, em Alcácer do Sal e o “Dunas”, em Grândola, num total de 1.376 hectares. Segundo as empresas, esta será a maior comunidade energética de Europa, com uma produção estimada de cerca de 7MW através da instalação de 35.000 metros quadrados (m2) de painéis fotovoltaicos, o que garante aos projetos imobiliários em questão uma autonomia energética de pelo menos 80%, através da produção própria a partir de fontes renováveis.
"O conceito de comunidade energética consiste na produção descentralizada de energia e partilha com os membros da comunidade. A título de exemplo, no caso do projeto "Terras da Comporta", cada casa, cada unidade hoteleira ou espaço comercial terão instalados painéis fotovoltaicos que estarão a produzir energia para consumo próprio ou para partilha com a comunidade, sempre que não haja necessidade de consumo ou em caso de excesso de produção", explica a promotora num comunicado enviado às redações.
Redução dos custos de energia para consumidores
De acodo com a Vanguard, haverá uma otimização da produção e do consumo com benefícios muito significativos para os consumidores que podem atingir uma redução do custo de energia de cerca de 40%. Por outro lado, tratando-se de produção de energia a partir de fontes renováveis vai contribuir para o grande objetivo de sustentabilidade do projeto “Terras da Comporta” que passa por garantir que todos os edifícios construídos sejam neutros em emissões de carbono (Net Zero Carbon Buildings).
Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “a parceria com a Energia Unida para criação da maior comunidade energética da Europa está perfeitamente alinhada com os valores e posicionamento de um projeto imobiliário que se distingue pela visão de desenvolvimento para a região e que assume como pilares a mobilidade, a inovação, a sustentabilidade ambiental, a ligação às pessoas e aos seus ambientes e o respeito pela diferença e tradição". "Pretendemos que o Terras da Comporta seja uma referência não apenas a nível nacional, mas também internacional", assevera.
“É uma honra para a equipa Energia Unida realizar esta parceria com a Vanguard Properties, com a certeza de que em conjunto somos parte de uma solução do futuro: uma solução com impacto ambiental, económico e social", acrescenta José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida.
Para poder comentar deves entrar na tua conta