
A zona da Comporta vai ter um hub escolar inovador em 2024, que será desenvolvido pela promotora imobiliária Vanguard Properties (VP) e pela Brave Generation Academy (BGA), serviço de ensino inovador fundado pelo empresário Tim Vieira. Em causa está um investimento superior a um milhão de euros, tendo as duas empresas assinado um memorando de entendimento que visa a construção e desenvolvimento do projeto.
Segundo a VP, o hub escolar da BGA está projetado para o empreendimento da Muda e, num segundo momento, para o projeto Dunas nas Terras da Comporta. O mesmo “vai aumentar a oferta de serviços de educação na região da Comporta a partir de 2024, com um sistema de ensino diferenciador e de cariz internacional, integrado na rede de estabelecimentos de ensino da BGA em Portugal e noutros países”, refere a promotora imobiliária em comunicado.
O hub escolar da BGA está “focado no desenvolvimento social e económico” e visa melhorar “a qualidade de vida através de uma ampla oferta serviços com capacidade para mitigar a elevada sazonalidade, fixando residentes nos empreendimentos do Terras da Comporta e nos concelhos próximos”, refere a empresa, salientando que 30% das vagas serão “gratuitas e atribuídas através de bolsas para os alunos da região com maiores dificuldades económicas”.
A BGA utiliza o British International Curriculum e tem saídas para as mais prestigiadas universidades do mundo, como a Harvard University ou o Massachussets Institute of Technology, enaltece a VP. “Para maior comodidade dos alunos, as aulas são lecionadas em formato híbrido, em inglês, sempre com o acompanhamento de dois ‘learning coaches’”, lê-se o documento.
Fundada em 2019 pelo empreendedor português Tim Vieira, a BGA está a desenvolver uma rede internacional de hubs escolares. Tem sete hubs em Cascais e já está também presente em Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Aveiro, Caldas da Rainha, Óbidos, Santarém, Fundão, Sintra, Setúbal, Ericeira e Algarve. A rede internacionalizou-se e já chegou a Espanha, EUA, Moçambique, Quénia, África do Sul e Namíbia.

"Acreditamos muito no potencial da Comporta"
Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, a BGA é o parceiro certo para desenvolver uma “escola que seja uma mais-valia para fazer do Terras da Comporta uma comunidade que seja uma referência internacional”. “Acreditamos muito no potencial da Comporta e pretendemos impulsionar o desenvolvimento económico e social da região, o que pressupõe infraestruturas e serviços que aumentem a qualidade de vida de todos e que contribuam para a fixação de residentes”, acrescenta.
Tim Vieira, fundador da BGA, considera, por seu turno, que a parceria com a VP “é o reconhecimento de um sistema educativo de currículo internacional, capaz de preparar os jovens para o futuro utilizando um modelo híbrido (online e offline) e que vai ao encontro das novas formas de vida, dando-lhes a oportunidade de adquirirem um ensino de qualidade, reconhecido pelas melhores universidades do mundo”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta