
É oficial: os profissionais deslocados que estão a viver em Lisboa podem recorrer em breve a um apoio ao pagamento da renda da casa. A Câmara Municipal de Lisboa vai abrir as candidaturas ao novo Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível já no próximo dia 25 de setembro e espera apoiar um total de 1.000 famílias. Este programa municipal de apoio ao arrendamento já está a ter uma divulgação reforçada junto dos professores deslocados.
Com uma verba de 1,6 milhões de euros, o novo subsídio destina-se a quem esteja a gastar mais de 30% do seu rendimento com o pagamento da renda. E foi também pensado “como uma solução habitacional para os profissionais deslocados”.
Entre esses profissionais, a autarquia lisboeta tem “como foco prioritário os professores deslocados”, tendo, para o efeito, assinado um protocolo com a Direção Geral da Administração Educativa para a divulgação deste programa junto dos docentes colocados em Lisboa. Além deste, também esta a ser reforçada a comunicação junto dos docentes do Programa de Renda Acessível disponibilizado pelo município.
Isto porque os custos do arrendamento hoje praticados, “constituem uma razão que justifica as dificuldades desses docentes acederem a um contrato de arrendamento”, sendo “frequentes as situações de concursos de contratação desses profissionais em que as necessidades declaradas ficam por preencher”, de acordo com o protocolo citado pela site oficial da Câmara de Lisboa.
Para chegar a mais famílias, a autarquia lisboeta introduziu algumas novidades ao programa de apoio ao pagamento da renda da casa:
- permitir a candidatura a este apoio de cidadãos sem contrato em curso, mas a iniciar no momento presente;
- a candidatura de quem seja proprietário de bens imóveis fora da Área Metropolitana de Lisboa.
- já não é preciso comprovar que se reside em Lisboa há cinco anos;
- o apoio também é alargado aos quartos arrendados;
Segundo esclarecimentos prestados à agência Lusa pelo Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, o Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível já está a apoiar 800 famílias, esperando a autarquia chegar às 1.000.
Quem tiver interesse em candidatar-se ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível deve registar-se e preencher a candidatura na Plataforma Habitar Lisboa. As candidaturas abrem no dia 25 de setembro e estarão a decorrer até dia 16 de outubro.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta