Além de soluções mais comuns, como lençóis térmicos protetores, existem várias medidas para proteger a piscina da chuva.
Comentários: 0
casa con piscina
Freepik

Montar uma piscina em casa é, sem dúvida, uma adição estética notável, bem como um pretexto para convidar amigos ou parentes para dar um mergulho nos dias mais quentes de verão. As vantagens que a piscina oferece do ponto de vista decorativo (e funcional), contudo, pedem para ser acompanhadas, ao mesmo tempo, pela manutenção, de modo a garantir a sua durabilidade ao longo do tempo. Entre os fatores mais impactantes que determinam a sua deterioração estão os eventos atmosféricos, que são um dos maiores perigos.

Para saber como proteger a piscina da chuva e trovoadas é bom conhecer alguns acessórios úteis para evitar que sujidade e bactérias se acumulem dentro e fora da estrutura, além de cuidados preliminares que garantem a integridade da piscina instalada no jardim de casa. 

Como proteger a piscina antes de uma tempestade?

O que fazer com a piscina quando chove? O desmantelamento de toda a estrutura (se for uma piscina enterrada é impossível, claro) é demasiado complexo e, por conseguinte, devem ser tomadas contramedidas rápidas. Apenas alguns passos simples para executar a preparação para o mau tempo:

  • Abrigar os acessórios do jardim de modo a evitar que sejam empurrados por rajadas de vento contra a piscina, com o risco de provocar a quebra das paredes;
  • Quando chove é preciso cobrir a piscina? Absolutamente sim: colocar uma tela para cobrir a superfície da água evita a contaminação desta última e o depósito de folhas e sujidade dentro do tanque;
  • Na ausência de tampas e mecanismos de drenagem, ajustar o nível da água e baixá-lo até 30 centímetros;
  • A proteção das conexões elétricas é fundamental. A bomba da piscina, quando chove, deve permanecer desligada e o temporizador deve ser ajustado de forma a não reativar o sistema de filtragem durante a possível tempestade.

Pode acontecer que a precipitação atmosférica chegue de repente e, consequentemente, não tenha havido tempo para proteger a piscina e a água dentro dela: será necessário realizar uma higienização mais profunda da piscina, com a consciência dos efeitos que a chuva pode ter a longo prazo (não sendo regularmente limpa).

A chuva aumenta ou diminui o pH?

Depois de preparar a piscina o máximo possível com uma limpeza completa (que vai desde remover folhagens e resíduos de sujidade dentro e fora dela), uma análise do nível de água e cloro torna-se necessária para entender se o impacto da chuva abundante no conteúdo da piscina foi particularmente prejudicial.

Em geral, o resultado de pH ideal para a água da piscina é definido entre 7,2 e 7,4: evitar valores mais baixos evita a irritação da pele e retardar a corrosão do material do tanque, ficando abaixo de um pH de 7,5 serve para garantir a ação desinfetante realizada pelo cloro.

come proteggere la piscina da piogge e temporali
canva.com

A água da chuva na piscina é de facto responsável pela variação do pH e, por isso, é essencial utilizar produtos químicos capazes de resolver o desequilíbrio, elevando ou diminuindo os níveis de acidez de acordo com as necessidades. Uma situação generalizada e perigosa é a poluição devido à chuva ácida, que registra um pH abaixo de 5,6 devido à absorção de sulfatos e nitratos no ar: nesses casos, uma troca de água com uma nova cloração é mais do que necessária para restaurar uma condição normal.

Precisa de tratamento de choque após chuva e trovoadas?

cloro de choque é um tipo de tratamento para a piscina útil para regular o nível de cloro na água como resultado de desequilíbrios devido aos efeitos de fortes tempestades ou temperaturas excessivamente altas.

Uma cloração de choque eficaz, após a distribuição da concentração de cloro em solução líquida na superfície da água ou na forma granular no skimmer do tanque, leva de 6 a 8 horas. A aplicação de um algicida é o último passo recomendado para completar a higienização da melhor maneira possível.

Deve-se notar que o tratamento de choque não é essencial como resultado de chuvas e chuvas mais intensas: de forma mais simples, é aconselhável realizá-lo ocasionalmente, especialmente quando a análise química da água apresenta resultados não ótimos.

come proteggere la piscina da piogge e temporali
canva.com

Como proteger a piscina no inverno

Depois de usá-la no verão para te refrescares nos dias mais quentes, a piscina terá que descansar por muitos meses e suportar as temperaturas mais frias no outono e inverno. Saber como proteger a piscina do vento, das enchentes e do frio nesta época do ano é mais do que legítimo, principalmente quando a piscina está enterrada ou fixada permanentemente acima do solo no jardim. As dicas mais úteis a seguir para preservar a piscina no inverno são as seguintes:

  • Uso de tratamentos à base de cloro para limpeza de superfícies e produtos químicos de inverno para evitar a formação de algas e acúmulo de calcário durante os períodos de geada;
  • Proteção com chapas de polipropileno integradas com flutuadores antigelo colocados no centro da superfície para evitar acúmulos de água da chuva e neve no telhado (que podem rasgar, se submetidos a fortes tensões);
  • Não esvaziar completamente a piscina e ajustar o nível da água.

Para evitar qualquer risco, a última solução que resta é desmontar a estrutura (se falarmos de piscinas acima do solo) após uma limpeza cuidadosa das paredes internas e externas, territórios férteis para o depósito de bactérias e organismos nocivos. Armazenar o material numa embalagem segura ajuda na preservação da piscina, que esperançosamente embelezará o jardim por muitos anos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta