
A produção na construção recuou, em outubro, na Zona Euro e na União Europeia (UE), quer face ao mês homólogo quer em cadeia, com Portugal em contraciclo, a ver o indicador acelerar em ambas as comparações, segundo dados divulgados esta quarta-feira (20 de dezembro de 2023) pelo Eurostat.
Segundo o gabinete de estatísticas europeu, na Zona Euro, a produção na construção recuou 0,7% na variação homóloga e 1,0% em cadeia. Já no conjunto dos 27 Estados-membros da UE, o indicador diminuiu 0,4% face a outubro de 2022 e 0,6% face ao mês anterior: setembro.
Em Portugal, por seu lado, a produção na construção acelerou, em outubro, 5,8% face ao período homólogo e 1,1% na comparação com o mês de setembro.
Entre os Estados-membros, as maiores quebras homólogas registaram-se na Finlândia (-7,3%), na Suécia (-4,6%) e na Bélgica (-3,5%). Já as maiores subidas ocorreram na Roménia (9,2%), em Espanha (8,3%) e na Polónia (7,5%).
Em termos mensais, os maiores recuos foram observados na Eslovénia (-6,1%), Alemanha e Eslováquia (-2,2% cada) e em França (-2,0%). Já as maiores subidas foram registados na Roménia e Suécia (3,0% cada), Espanha (1,4%) e Áustria (1,3%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta