O desumidificador é um elemento essencial para garantir um ambiente doméstico saudável, pelo que é essencial mantê-lo em ótimas condições, através de uma manutenção adequada. Mas como limpar o desumidificador? A resposta a esta pergunta envolve várias etapas, incluindo a limpeza do filtro, a verificação do nível de água no reservatório e o cuidado com a parte interna protegida pela caixa. Através de uma limpeza regular e minuciosa, aliada a uma utilização consciente do aparelho, é possível garantir o seu bom funcionamento e uma longa vida deste útil eletrodoméstico.
Para que serve um desumidificador?
Um desumidificador é um eletrodoméstico utilizado para higienizar espaços com um elevado nível de humidade, onde é favorecida a proliferação de organismos nocivos para a saúde humana.
O principal objetivo deste tipo de aparelho, como o próprio nome já explica, é reduzir a humidade de um ambiente para tornar o ar mais saudável e evitar as incómodas acumulações de pó, resíduos orgânicos e a formação de bolor; purificar o ar de uma cave, lavandaria ou casa de banho significa também proteger os móveis e as paredes da deterioração, um fenómeno típico de divisões muito húmidas.
Onde colocar o desumidificador? Embora o centro da divisão seja recomendado para que funcione da melhor forma, na ausência de espaço suficiente, é possível colocar o aparelho a 50 cm da parede, evitando colocar outros objetos em cima e obstruir a circulação do ar através das aberturas. No entanto, o planeamento da manutenção periódica também é essencial. Então, como é que o desumidificador pode ser limpo profissionalmente? Os elementos básicos a ter em conta são o filtro, o depósito, a caixa e os bocais.
Como limpar o filtro do desumidificador?
O filtro é um dos componentes do desumidificador mais susceptíveis à acumulação de bactérias, organismos nocivos e poeiras. A ausência de um filtro adequado pode comprometer o bom funcionamento deste aparelho, uma vez que a absorção do ar e a reconversão em condensação são mais complicadas na presença de um filtro sujo ou, pior ainda, deteriorado.
É necessário, em primeiro lugar, desligar o aparelho, retirar a ficha da tomada e esperar pelo menos um quarto de hora para restabelecer a temperatura normal. Para eliminar a sujidade do filtro, basta seguir as etapas seguintes:
- Utilizar um aspirador para aspirar o pó e a sujidade depositados;
- Lavar com detergente neutro e água morna corrente no sentido oposto ao da entrada de ar;
- Deixar secar completamente o filtro antes de o colocar no aparelho.
Efetuar esta operação de 20 em 20 dias, em média, é suficiente para manter a sua superfície em excelentes condições. Por outro lado, se o filtro estiver particularmente deteriorado, pode ser substituído: as peças sobresselentes universais de diferentes tamanhos e materiais estão disponíveis a preços muito acessíveis em qualquer loja ou loja online de venda de eletrodomésticos.
Como limpar o reservatório do desumidificador?
O reservatório, juntamente com o filtro, é a área que mais necessita de manutenção, especialmente nos desumidificadores portáteis que têm um tabuleiro facilmente amovível incorporado na parte de trás. O reservatório deve permanecer seco para evitar a formação de depósitos de bolor e de resíduos orgânicos muito perigosos para o ser humano.
Se um tabuleiro tiver acumulações suspeitas de sujidade, como é que o desumidificador pode ser limpo de bolor? Para cuidar da cuba, não são necessários produtos demasiado invasivos: um detergente neutro desenvolvido para a limpeza de superfícies de plástico e PVC será suficiente para resolver o problema.
Limpeza da caixa do desumidificador
Uma limpeza completa do desumidificador não diz respeito apenas ao filtro e ao depósito, que são componentes fundamentais para o funcionamento da máquina. A parte exterior serve de cobertura para o motor no interior e interage diretamente com o ambiente. A exposição prolongada a espaços húmidos durante um longo período de tempo é responsável por marcas de sujidade na carcaça, que podem sempre ser removidas com algumas ferramentas.
Depois de desligar a máquina durante alguns minutos e tendo o cuidado de não derramar água no interior, o desumidificador pode ser desmontado para que cada peça possa ser limpa individualmente; um pano húmido e um detergente neutro são suficientes para limpar as manchas e o pó da superfície exterior.
Porque é que o desumidificador cheira mal?
Depois de o ligar à corrente e de o pôr a funcionar como habitualmente, o desumidificador cheira a mofo ou liberta um forte odor a enxofre. Como é que isto é possível? Deixar o aparelho exposto num ambiente demasiado húmido ou não o deixar secar suficientemente após uma lavagem são as principais razões para estes odores desagradáveis. De facto, o depósito, as pás do ventilador interno e as aberturas de entrada de ar são um terreno fértil para o depósito de impurezas.
Como limpar o radiador de um desumidificador em segurança? É essencial evitar qualquer contacto com elementos nocivos para a saúde. Equipar-se com uma máscara anti-pó e luvas de borracha antes de limpar qualquer parte do desumidificador já é uma boa proteção: com um pano e escovas, podes completar o trabalho, aplicando sabões e detergentes nas partes sujas do aparelho e esfregando-as bem.
Onde deitar fora a água do desumidificador?
Muitos desumidificadores portáteis estão equipados com um reservatório que serve para recolher a água de condensação, produto do trabalho efetuado pelo aparelho. Quer esteja colocado no interior ou no exterior do corpo principal (com uma secção especial na parte de trás para o encaixar), o reservatório acumula água e, por isso, tem de ser esvaziado regularmente.
Antes de esvaziar, é bom saber que a água armazenada no reservatório se presta a outras necessidades. Embora não seja potável e, por conseguinte, não seja absolutamente recomendada para pessoas ou animais, a ausência de calcário torna este líquido perfeito para uma reutilização inteligente. Eis as novas utilizações possíveis:
- ferro a vapor;
- limpeza doméstica;
- lavagem de peças de vestuário delicadas;
- rega de algumas plantas de jardim;
- fins ornamentais (fontes decorativas, lagos, etc.);
- limpeza de automóveis e substituição de radiadores e limpa para-brisas.
Consoante a frequência de utilização e o tamanho do reservatório, a água que não é reutilizada pode ser despejada em segurança no ralo do lavatório ou da sanita assim que o reservatório estiver cheio, sem ter de esperar para o encher até à borda e correr o risco de transbordar o líquido.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta