Programa E-lar

Programa E-Lar recebe mais de 55 mil candidaturas na segunda fase

A segunda fase do programa E-Lar, que financia com 60 milhões de euros a substituição de equipamentos a gás por fornos, placas, fogões e termoacumuladores elétricos, recebeu 55.752 candidaturas, avançou esta segunda-feira, dia 29 de dezembro de 2025, fonte oficial do Ministério do Ambiente. Desse total, 25.119 candidaturas foram aprovadas e aceites pelos beneficiários, tendo dado origem à emissão de 14.419 ‘vouchers’ para a substituição de eletrodomésticos.
Programa E-Lar

Programa E-Lar com elevada adesão – Governo garante 3.ª fase em 2026

A segunda fase do programa E-Lar arrancou há poucos dias e já estar a ter elevada adesão. Tanto que Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, assume que a verba de 60 milhões de euros já está quase esgotada. É por isso que o Governo já está a planear lançar uma terceira fase deste programa em 2026.
fogão a gás

Programa E-Lar: cuidados a ter nas novas candidaturas a decorrer

O Programa E-Lar voltou com força na sua segunda fase, oferecendo apoio para substituir equipamentos a gás por soluções elétricas mais eficientes. Mas em alguns casos, o Estado acaba por pagar mais pelos serviços associados à mudança, como transporte, instalação e remoção do equipamento antigo,
Fornecedores do E-Lar

Progama E-lar já arrancou – e há mais de 550 lojas aderentes

Já arrancou a nova fase do Programa E-Lar, que conta com 60,8 milhões de euros para ajudar as famílias a trocar eletrodomésticos antigos a gás e substituí-los outro outros elétricos e mais eficientes. Desta vez, as famílias contam com uma rede de fornecedores mais ampla com 564 lojas aderentes.
E-lar

Programa E-Lar esgota em seis dias e Governo pede apoio a Bruxelas

O programa E-Lar esgotou em apenas seis dias a verba inicial de 30 milhões de euros, levando o Governo a preparar um pedido de reforço de fundos a Bruxelas. A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, confirmou que irá propor à Comissão Europeia a transferência de verbas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para dar continuidade ao programa.
Programa E-Lar

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas

Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
Xiaomi

Eletrodomésticos Xiaomi chegam a Portugal até final do ano

Os 'smartphones' representam 70% do negócio da Xiaomi em Portugal, disse à Lusa, no dia 24 de setembro de 2025, o diretor da subsidiária portuguesa, no dia em que a tecnológica chinesa anunciou que vai passar a comercializar eletrodomésticos antes do final do ano.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar

O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
placa elétrica em cozinha branca

Programa E-Lar: guia sobre o apoio à troca de eletrodomésticos

O programa E-Lar foi criado para apoiar a substituição de eletrodomésticos antigos por equipamentos mais eficientes, ajudando as famílias portuguesas a poupar energia e a reduzir custos. Se estás a pensar candidatar-te, este guia simples explica-te passo a passo como funciona o apoio, quem pode
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: programa E-Lar alargado a todas as famílias

O arranque do prazo de candidaturas ao novo programa E-Lar - Eficiência Energética e Conforto Térmico, que apoiará a compra de eletrodomésticos mais eficientes, deverá arrancar em breve (ainda em julho). Já se sabe, no entanto, que os cheques para substituir equipamentos antigos a gás por modelos elétricos, de classe A ou superior, vão estar disponíveis para todas as famílias, e não apenas para as mais pobres.
Combate à pobreza energética

Governo lança programas contra pobreza energética a partir de junho

O combate à pobreza energética tem a partir do próximo mês e durante um ano duas novas medidas, inseridas no Programa E_Lar – Bairros Sustentáveis, que têm um financiamento de 100 milhões de euros, segundo o Governo.O valor das medidas, que já tinham sido divulgadas pela ministra do Ambiente e Energ
Arranjos na cozinha

Efeitos do apagão: posso ser indemnizado por danos em eletrodomésticos?

Um inesperado apagão deixou, recentemente, a Península Ibérica às escuras durante largas horas. Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade e comunicações, um fenómeno que teve consequências, nomeadamente nas casas, com vários equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos a ficarem danificados. Será que há, neste caso, direito a indemnizações? Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.