
Já foi habitada pela lendária cantora brasileira Elis Regina, conhecida como rainha da Bossa Nova, e está agora nas mãos do francês Roman Carel, fundador da consultora Athena Advisers. Mas não deverá ser por muito tempo, já que está à venda por 8 milhões de reais (1,5 milhões de euros). O futuro proprietário do imóvel de 350 metros quadrados (m2) – tem quatro quartos e está situado na Avenida Niemeyer, com vista para a praia de São Conrado, no Rio de Janeiro – será alvo de um processo de escolha criterioso, até porque está em causa “um pedaço de história da música brasileira”, refere a consultora.
Segundo a Athena Advisers, que está a comercializar a propriedade, a mesma foi comprada por Elis Regina em 1967, que ali viveu até 1972, tendo falecido dez anos depois, em 1982. “Ao analisar o estilo da casa, é possível perceber como o imóvel traz consigo a personalidade vibrante e ousada até aos dias de hoje. Na época, uma das motivações da compra foi o desejo de dar o nó com o compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli, com quem viria, de facto, a casar e a viver nesta casa, onde nasceu também o seu primeiro filho, João Marcello Bôscoli (1970), fruto dessa união”, refere a consultora em comunicado.

Casa foi renovada em 2011 pelo atual proprietário
Anos mais tarde, em 2011, Roman Carel e a sua esposa Andrea compraram-na e renovaram-na, preservando a sua estrutura. “Foram feitas pequenas reparações, como a substituição de algumas peças desgastadas pelo tempo, incluindo o teto, as torneiras da casa-de-banho e o piso de parquet, além da integração da cozinha na sala de jantar para refletir o estilo de vida do casal”, explica a Athena Advisers, salientando que os futuros residentes podem apreciar o projeto arquitetónico de Fernando Portuguese, que segue o estilo das residências brasileiras de estética modernista dos anos 1950, com portas altas e janelas de madeira.
“Na propriedade sobressai uma suíte de casal com acesso direto ao terraço com piscina, sauna e um deck com vista panorâmica para a praia de São Conrado. O exuberante jardim é outro dos pontos fortes, proporcionando um retiro de tranquilidade em equilíbrio com os arredores vibrantes da cidade”, prossegue a consultora imobiliária.

Interessados brasileiros e estrangeiros
Em declarações ao idealista/news, Roman Carel, que reside atualmente em Lisboa, desfaz-se em elogios à casa e à zona envolvente onde se encontra a mesma, tendo sido lá que nasceram os seus três filhos. Um lugar, portanto, que considera muito especial.
“A casa tem quatro quartos e três casas de banho (havendo duas suítes). Além disso, existe uma área para funcionários que conta com mais um quarto e uma casa de banho e que também tem uma opção de acesso independente da entrada principal da casa - ótimo para organizar eventos, por exemplo”, conta.
Quando questionado sobre a existência de manifestações de interesse, não abre muito o jogo: “Temos um ‘mix’ de interesse nacional [Brasil] e investidores estrangeiros de vários países. Acreditamos que o fator comum deste interesse é o amplo espaço, beleza natural e a história da casa numa localização nobre e ao mesmo tempo tranquila. Está em frente à praia e fora da agitação urbana, mas ao mesmo tempo dentro da cidade [e transmite] a sensação de tranquilidade que geralmente só se tem fora. É mesmo ao lado do Leblon, por exemplo, (…) mas com o benefício de acordar de manhã com o som dos pássaros ao invés do barulho dos carros”.
"Temos um ‘mix’ de interesse nacional [Brasil] e investidores estrangeiros de vários países. Acreditamos que o fator comum deste interesse é o amplo espaço, beleza natural e a história da casa numa localização nobre e ao mesmo tempo tranquila. Está em frente à praia e fora da agitação urbana, mas ao mesmo tempo dentro da cidade [e transmite] a sensação de tranquilidade que geralmente só se tem fora"
Roman Carel, fundador da Athena Advisers e atual proprietário da casa
E será que há investidores nacionais de olho no negócio? “Há muitos portugueses que compartilham estes interesses e adoram o Rio de Janeiro”, desabafa.
“Sou francês, mas foi ao ir morar para o Rio de Janeiro que me senti à vontade, foi a esse lugar que chamei lar. Os meus três filhos e o meu cão são cariocas e esta cidade é um dos lugares que mais amo no mundo (…). Além da língua, a cultura lusófona, todas as suas nuances, as oportunidades de investimento e a qualidade de vida são os fatores que unem Brasil e Portugal como lugares especiais para se viver”, acrescenta.

Viver no Rio de Janeiro Vs viver em Lisboa
No caso concreto de Lisboa, Roman Carel destaca a cultura, a história, a modernidade e tradição e o facto da cidade estar bem conectada com o resto da Europa e ter um “‘countryside’ incrível muito perto do centro”. “Em menos de duas horas, por exemplo, é possível chega à Arrábida ou à Comporta, que têm praias maravilhosas”, sustenta.
Relativamente ao Brasil, o fundador da Athena Advisers e proprietário da encantadora casa que já esteve na posse da rainha da Bossa Nova destaca a “arte de viver” existente no país, “que se inspira na humanidade do seu povo, na cultura familiar, na sua natureza incrível e no sentimento de alegria”. “Tem mais liberdade em alguns aspetos do que estar numa França codificada”, conclui.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta